Saturday, 20 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Publicidade e moralidade

Como a publicidade retrata os valores que incentivam o agir humano na contemporaneidade? Esta é a pergunta que Mariângela Machado Toaldo procura responder neste livro. Mariângela entende a publicidade como um grande cenário, onde cada anúncio representa cenas da vida cotidiana – características de formas de comportamento e de relações humanas – e, ao representá-las, pode ajudar a promovê-las. Por meio da análise de anúncios publicados na revista Veja de 1969 a 1999, observa os valores vinculados à apresentação de produtos e serviços e o que eles sugerem ao comportamento moral dos indivíduos.

Por tratar-se de um estudo sobre a publicidade ao longo de quatro décadas, pode-se perceber não apenas a mudança do conteúdo das formas de persuasão utilizadas nos anúncios, como também a mudança do próprio cenário social por onde a publicidade navega.

Mariângela se vale de sua grande experiência na área acadêmica – é doutora em Comunicação Social – e da prática como conselheira do Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária (Conar) desde 1988, além de professora da Escola Superior de Propaganda e Marketing.