Thursday, 28 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Público relança Livro de Estilo

[do release da editora]

O jornal Público (www.publico.pt) lançou no mercado, no dia 4 de março, na véspera de celebrar o seu 15º aniversário, a 2ª edição do único Livro de Estilo de imprensa editado em Portugal.

‘Em 1997, editámos o Livro de Estilo para partilhar com os leitores as bases do projecto Público e as regras que fizeram do jornal um diário líder no segmento das publicações de referência. Reeditamo-lo agora, com as alterações que a prática ditou e a actualidade impôs.’ (in Livro de Estilo). Sinopse em (http://www.recensio.ubi.pt/modelos/sinopses/sinopse.php3?coddoc=750)

O Público tem estilo

Conheça as regras, os princípios e os valores que orientam, desde 1990, esse importante diário português. Para comemorar 15 anos, o Público reformulou o seu Livro de Estilo. Este livro interessa a todos os que querem saber como são feitas as notícias e que gostam de usar, na perfeição, a língua portuguesa. É um livro de estilo, único em Portugal, que pretende dotar o leitor de uma maior capacidade de avaliação e crítica das notícias, dos jornais e dos jornalistas.

‘Ser assim exige paixão. (…) Pelo que temos de ter as nossas regras – regras de ética e deontologia, mas também regras comuns de bom gosto e de bom senso. (…) regras que no tempo da informação-espectáculo permitem distinguir entre a precipitação bem intencionada e o sentido da responsabilidade social sobre o qual se ergue o princípio sagrado da liberdade de imprensa.’ (José Manuel Fernandes in prefácio à 2º edição – Livro de Estilo)

O preço de lançamento do Livro de Estilo é de 9 euros. O livro poderá ser adquirido nos pontos de venda do jornal, nas lojas Público (Colombo, Cascais Shopping e R. Viriato em Lisboa; e, Norte Shopping e R. João de Barros, no Porto) e a partir de abril em todas as livrarias de Portugal. Informações com Mafalda de Avelar, e-mail (mavelar@publico.pt)