Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº969

ARMAZéM LITERáRIO > BRIGA DE FOICE

Renan e a guerra Abril vs. Band

Por Willians Ribeiro em 02/10/2007 na edição 453

Em entrevista concebida ao programa Canal Livre, da TV Bandeirantes, no domingo (30/9), o senador Renan Calheiros novamente soltou o verbo contra a mídia, defendendo-se assim das acusações que lhe foram atribuídas. Aproveitou também para atacar a revista Veja, à qual atribui culpa por divulgar material jornalístico sem prova.


O presidente do Congresso Nacional voltou a fazer críticas às denúncias da Veja, que na edição de 30/5/ 2007 publicou uma reportagem mostrando que o senador usou o lobista Cláudio Gontijo, da construtora Mendes Júnior, para fazer pagamentos mensais de pensão alimentícia à jornalista Mônica Veloso, com quem tem uma filha. Segundo Renan, o que foi publicado a seu respeito foi criminoso e inverossímil.


Audiência em jogo


O que não foi colocado em debate, em nenhum momento, foi o embate que ocorre entre o grupo Abril e a Rede Bandeirantes. As duas companhias há muito estão travando batalhas na Justiça, depois de Veja ter publicado matéria acusando a Band de receber generosas verbas publicitárias do governo. Os valores eram destinados à Play TV, um dos braços da emissora e parceiro da Gamecorp, que tem como um de seus sócios um filho do presidented Lula.


De seu lado, a Band não ficou atrás: colocou no ar reportagens que acusava, o grupo Abril – que vendeu 30% de suas ações para o conglomerado sul-africano Naspers – de ter envolvimento com grupos racistas na África do Sul. As acusações de ambos os lados foram parar na Justiça.


A guerra entre Abril e Band ultrapassa as acusações. A MTV, que é do grupo Abril, vem perdendo audiência para a Play TV (antigo Canal 21), do grupo Bandeirantes. As duas emissoras, que transmitem em UHF, têm como público-alvo os jovens, e nos últimos meses a Play TV tirou primeiro lugar da MTV. Isso foi o começo de tudo. E está longe de ter um final previsível.

******

Estudante de jornalismo da Uninove, Guarulhos, SP

Todos os comentários

  1. Comentou em 06/10/2007 luiz gor

    eu fico com a band.a veja não publica uma carta elogiando o pt.poruq será?os colunistas estão todos a serviço do psdb.onde da levantam a bola do psdb.

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem