Quinta-feira, 17 de Agosto de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº954

ARMAZéM LITERáRIO > TV DIGITAL

Reviravolta no velho paradigma

07/08/2007 na edição 445

[do release da editora]

‘A televisão digital terrestre é uma inovação que pode representar a continuidade do processo de exclusão típico do país ou a abertura para a inclusão’, afirmam César Ricardo Siqueira Bolaño e Valério Cruz Brittos, autores do novo livro da Paulus Editora: A televisão brasileira na era digital – Exclusão, esfera pública e movimentos estruturantes.

Alicerçando as idéias expostas em estudos e dados que são apresentados ao longo do texto, os autores traçam um diagnóstico atual e bem construído sobre questões que dizem respeito à indústria cultural brasileira.

Segundo Gabriel Kaplún, professor de licenciatura em Ciências da Comunicação da Universidade da República do Uruguai, ‘este é um livro útil para os brasileiros, seguramente. Mas também para os latino-americanos e para todos os que, em distintas partes do mundo, batalham a cada dia pela democratização das comunicações’.

Leitura obrigatória

A obra está organizada em duas partes principais (‘A lógica digital na indústria televisiva’ e ‘Mercado brasileiro de televisão (e rádio) e as tendências de transição ao digital’), com seus capítulos subseqüentes. Cada qual explora aspectos culturais, políticos, tecnológicos e outras particularidades que envolvem a questão da televisão digital.

‘A TV digital, quando fornece o sistema de video on demand, que é a parte básica da oferta e do funcionamento do sistema interativo, contribui para uma reviravolta completa do velho paradigma da cultura de ‘, próprio dos modelos televisivos convencionais, constituindo-se segundo um modelo editorial puro, o dos chamados videosserviços’, conjeturam os autores na introdução da obra.

A televisão brasileira na era digital – Exclusão, esfera pública e movimentos estruturantes pertence à coleção ‘Comunicação’ e trata de um tema atual e de interesse nacional. É leitura obrigatória para todos os profissionais da comunicação e também para os cidadãos brasileiros que buscam a democratização das comunicações.

Os autores

Valério Cruz Brittos é professor no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Graduado em Jornalismo e em Direito, com mestrado em Comunicação Social (PUC-RS) e especialização em Ciência Política (Universidade Federal de Pelotas – UFPel), é pesquisador na área da Economia Política da Comunicação, com ênfase no audiovisual. É presidente do Capítulo Brasil da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (ULEPICC-Brasil).

César Ricardo Siqueira Bolaño é jornalista formado pela USP, doutor em economia pela Unicamp, professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), pesquisador do CNPq, presidente da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (ULEPICC), vice-presidente da Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación (ALAIC) e tesoureiro da International Association for Media and Communication Research (IAMCR).

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem