Domingo, 15 de Dezembro de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1067
Menu

ARMAZéM LITERáRIO >

Será que o Brasil tem realmente inclusão digital?

Por Jademilson Silva em 18/08/2009 na edição 551

Será lançada no próximo dia 18 de agosto em Recife (PE) a obra Inclusão Digital, Inclusão Social: usos das tecnologias da informação e comunicação nas culturas populares. A autora, Maria Salett Tauk Santos, parte do cenário da panacéia gerada pela euforia da sociedade cibernética e suas possibilidades para a inclusão social e o exercício da democracia e abriu um grande debate sobre os paradoxos que emergem como resultados das novas tecnologias da informação e comunicação.

Prefaciado pelo professor José Marques de Melo, o livro coloca a questão da inclusão social além das questões identitárias e das apropriações das tecnologias da informação e da comunicação nas atividades laborais. Para a autora, além do controle das esferas virtuais, é necessário garantir igualmente aos jovens de contextos populares o acesso ao controle das esferas reais. Um caminho fértil para alcançar tal esfera passa pela formação de comunidades virtuais de aprendizagem para construção de uma ciberdemocracia, condição contemporânea para que todos possam ser incluídos socialmente.

O livro Inclusão Digital, Inclusão Social: usos das tecnologias da informação e comunicação nas culturas populares é o resultado de uma pesquisa realizada no âmbito do programa de Pós-graduação em Extensão/Comunicação Rural e Desenvolvimento Local da Universidade Federal Rural de Pernambuco, voltado para a análise da recepção de programas de inclusão digital desenvolvidos por organizações governamentais e não-governamentais no Brasil.

Informações

Livro: Inclusão Digital, Inclusão Social: usos das tecnologias da informação e comunicação nas culturas populares

Autora: Maria Salett Tauk Santos/organizadora

Local: Livraria Saraiva – Shopping Center Recife, Boa Viagem, Recife/PE

Dia: 18 de agosto de 2009, a partir das 19h

Maria Salett Tauk Santos é jornalista, doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. Professora Associada II da Universidade Federal Rural de Pernambuco, e Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Extensão/Comunicação Rural e Desenvolvimento Local da UFRPE.

******

Jornalista

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem