Terça-feira, 20 de Novembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1013
Menu

ARMAZéM LITERáRIO >

Sítio do LATimes publica matérias por engano

27/08/2008 na edição 500

De acordo com matérias divulgadas no sítio do Los Angeles Times no domingo (24/8), Barack Obama teria escolhido não apenas um, mas diversos políticos para ocupar o posto de vice-presidente na chapa democrata: a ex-arqui-rival Hillary Clinton; o governador do Novo México, Bill Richardson; a governadora do Kansas, Kathleen Sebelius; e outros quatro democratas – os senadores Joe Biden, Evan Bayh, Chet Edwards, e o governador da Virgínia, Tim Kaine.


Seria indecisão do candidato à Casa Branca? Ou de repente a criação de um novo tipo de chapa múltipla? Nada disso, tratou-se apenas de uma trapalhada. As matérias que anunciavam as possíveis opções de Obama foram preparadas com antecedência e publicadas por engano, noticia Declan McCullagh [Cnet News, 24/8/08]. Horas depois, a gafe já havia sido retirada do ar. Um dos artigos descrevia a escolha de Hillary como ‘a união de dois rivais que travaram uma longa – e algumas vezes antagônica – batalha pela nomeação presidencial do partido’ e alertava que sua indicação poderia ‘trazer à tona a investigação sobre a captação de recursos da família Clinton, incluindo as doações não reveladas feitas para a biblioteca presidencial de Bill Clinton’.


Já Kathleen foi descrita como uma ‘política experiente com uma família forte’ e Richardson, como ‘um dos principais políticos latinos com extensa experiência administrativa, que inclui o cargo de embaixador americano nas Nações Unidas’. Já Kaine seria um ‘político que poderia reforçar a mensagem de mudança de Obama, mas que também compartilha com ele a desvantagem da inexperiência’. Em tempo: o verdadeiro escolhido para disputar a vice-presidência na chapa de Obama foi o senador Biden.


Gafes imortalizadas


A preparação de matérias alternativas em situações como esta é comum para as organizações de mídia. Trata-se apenas de uma tentativa de, em grandes eventos, como a cobertura eleitoral, por exemplo, correr contra o implacável deadline. O caso do LATimes não foi o primeiro. Em 2001, o sítio da CNN chegou a ‘anunciar’, por engano, a morte do vice-presidente Dick Cheney. O sítio The Smoking Gun imortaliza estas gafes.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem