Quarta-feira, 22 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº967

ARMAZéM LITERáRIO > LETRAS NA REDE

Suplemento Literário agora na internet

Por José Aloise Bahia em 21/12/2004 na edição 308

A língua portuguesa ganha um presente de Natal muito valioso. Está disponível para consulta na internet, desde 16 de dezembro, todo o conteúdo das mais de 1.200 edições do Suplemento Literário de Minas Gerais, publicação da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (Fale/UFMG). O sítio abrigará todos os exemplares do Suplemento, a começar pela primeira edição, lançada no dia 3 de setembro de 1966 por seu editor-fundador, o escritor Murilo Rubião, um dos introdutores do realismo mágico na literatura brasileira.

A página (www.letras.ufmg.br) ficará hospedada no sítio da Fale/UFMG (www.letras.ufmg.br/), e uma de suas bibliotecárias, Júnia Lessa França, foi a responsável pela execução do projeto ‘Suplemento Literário, 38 anos – Acervo de 1966/2004’, iniciativa que surgiu de parceria entre Fale/UFMG, Prefeitura de Belo Horizonte, pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, e Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) – que já investiu mais de R$ 30 mil.

O projeto começou em 1998, quando uma equipe de bibliotecários da Fale/UFMG, num trabalho pioneiro, produziu o banco de dados do Suplemento, pautado em referências como ano, mês, edição, assunto, ilustrador, título de artigo e autor. Até então, não havia qualquer trabalho de indexação do acervo. A digitalização dos textos começou em julho passado e já foi concluída. Os originais impressos, já encadernados, serão restaurados e guardados numa sala especial da biblioteca da Fale/UFMG. O acervo em microfilme será doado ao Suplemento Literário.

Com 38 anos de história, o Suplemento Literário de Minas Gerais é um dos principais do gênero no país, e é distribuído gratuitamente em várias capitais, além de Belo Horizonte e de cidades do interior de Minas. A tiragem impressa é de 15 mil exemplares. Pelas páginas da publicação, que é mensal, passaram nomes como Carlos Drummond de Andrade, Guimarães Rosa, Oswald e Mário de Andrade, Henriqueta Lisboa, além de artistas plásticos como Amilcar de Castro, Inimá de Paula e Álvaro Apocalypse.

O atual editor do Suplemento é o jornalista e escritor Fabrício Marques.

******

Pós-graduado em jornalismo contemporâneo, autor de Pavios curtos (no prelo), Belo Horizonte

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem