Friday, 26 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Twitter funciona como rede de distribuição

De acordo com uma pesquisa da empresa de consultoria Hitwise, serviços de microblogging – que têm no Twitter seu maior representante – beneficiam redes sociais, de busca, e-mails e sítios de entretenimento. De cada cinco visitas a redes sociais ou sítios de entretenimento em fevereiro, uma se deu por link no Twitter. Os que mais receberam visitantes enviados pelo Twitter foram o Google, seguido pelo Facebook, Twitpic (serviço de compartilhamento de fotos do Twitter), MySpace e Twitter Search (serviço de busca do Twitter).

Além do Twitpic, os sítios de entretenimento mais acessados via Twitter foram o YouTube e o Flickr. Dentre os 20 destinos mais visitados via Twitter estão ainda o Yahoo!, o MSN, a Wikipedia e o Gmail, noticia Mark Walsh [Media Post, 13/3/09].

A pesquisa também revelou que o Twitter tem mais em comum com redes sociais do que com as ferramentas de busca ou de e-mail. ‘Parece que o Twitter está sendo usado como uma rede social e meio de distribuição de conteúdo’, afirmou Heather Hopkins, analista da Hitwise. ‘Mas este não é o único modo de usá-lo – apenas uma tendência que se sobressaiu’.

Ao contrário das ferramentas de busca, o Twitter encaminha relativamente pouco tráfego a sítios de venda – embora isto possa mudar ao longo do tempo. Além disso, o microblog destina muito menos pessoas para sítios de negócios e finanças, ao contrário dos serviços de e-mail. De modo inverso, Heather esclarece que ‘uma grande parte das visitas ao Twitter são seguidas por visitas a sítios de entretenimento, em especial os de compartilhamento de fotos, e uma parcela ainda maior para blogs e mídia online’. Os dados mostram o papel de mídia social que o Twitter desempenha ao ‘enviar’ internautas para outros sítios, através de links postados pelos usuários em seus breves comentários.