Segunda-feira, 26 de Fevereiro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº975

ARMAZéM LITERáRIO > MÍDIA & MEMÓRIA

Ufes lança livro sobre a primeira rádio capixaba

24/08/2004 na edição 291

[do release de divulgação]

Recuperar a memória da imprensa no estado do Espírito Santo. É com esse objetivo que o Projeto Comunicação Capixaba (CoCa) lança na quarta-feira (25/8), às 20 horas, na Associação dos Docentes da Ufes (Adufes), no campus de Goiabeiras, o livro Rádio Club do Espírito Santo – Memórias da Voz de Canaã.

A edição, que narra a história da Rádio Espírito Santo até o início do regime militar no país, foi escrita em três meses por 25 alunos da disciplina Mercadologia e Administração em Jornalismo, ministrada no sexto período do curso de Comunicação Social da universidade.

Devido à falta de registros sobre o assunto, os textos foram escritos baseados em entrevistas realizadas com profissionais que participaram da comunicação capixaba da primeira metade do século 20. Maurício de Oliveira, Gerson Camata, Élcio Álvares, Arlette Cypreste, Jair de Andrade e Marien Calixte são alguns personagens que colaboraram para compor as narrativas do livro.

O primeiro capítulo aborda o contexto sociopolítico capixaba e o desenvolvimento político-administrativo da emissora. Em seguida, são narradas as características da programação no período estudado. Os locutores e os ouvintes são o tema do terceiro capítulo. Na quarta parte, entram no ar os cantores e cantoras do rádio. Logo após, o tema são as radionovelas. O jornalismo é a pauta do sétimo capítulo. O esporte entra em campo na sétima parte. Por fim, estão reunidas histórias e/ou estórias que mostram um pouco da vivacidade dos primórdios da emissora que se tornou símbolo de rádio por várias décadas no Estado.

Esta é a primeira experiência do Projeto Comunicação Capixaba (CoCa), organizado pelo professor José Antônio Martinuzzo. ‘A previsão é publicar mais duas obras até o segundo semestre de 2005, sendo que o próximo assunto será os 30 anos do curso de Comunicação Social da Ufes’, diz Martinuzzo. O outro livro dará continuidade à história do Rádio Espírito Santo até os dias atuais, segundo o professor.

A edição do livro é uma parceria entre o governo do estado, por meio da Superintendência de Comunicação (Secom) e Diário Oficial, e a Universidade Federal do Espírito Santo, por intermédio do curso de Comunicação Social. A Imprensa Oficial do Estado se responsabilizou pela impressão dos mil exemplares, que serão distribuídos gratuitamente a escolas, bibliotecas públicas, núcleos de pesquisa e veículos de comunicação. O projeto também contou com o apoio da Companhia Siderúrgica de Tubarão.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem