Um guia para passar os textos a limpo | Observatório da Imprensa - Você nunca mais vai ler jornal do mesmo jeito
Sexta-feira, 17 de Agosto de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1000
Menu

ARMAZéM LITERáRIO > ESTANTE

Um guia para passar os textos a limpo

13/05/2008 na edição 485

[do release da editora]

Escrever – e escrever bem – é hoje em dia ferramenta essencial para se chegar ao sucesso na vida profissional. É preciso ser conciso, objetivo e correto gramaticalmente em e-mails, torpedos, relatórios, dissertações, petições, redações. Ninguém tem tempo a perder. Um erro pode ser fatal. Para os profissionais que usam a escrita no dia-a-dia mas se sentem inseguros na hora de escrever, as jornalistas Arlete Salvador e Dad Squarisi têm uma boa notícia. É possível escrever melhor.

No livro, que se chama exatamente Escrever Melhor e será lançado no dia 10 de maio, às 19 horas, na Livraria da Vila (Alameda Lorena, 1731), as autoras mostram o caminho para o bom texto. Elas ensinam de forma objetiva e prática dicas para transformar textos comuns em leituras sedutoras e agradáveis. O segredo para essa transformação, garantem as escritoras, é revisar o texto original e reescrevê-lo. Nada de mandar aquele e-mail ou relatório para o chefe sem pensar. ‘Escrever bem exige muita transpiração’, enfatizam Dad e Arlete.

Crase, ciladas etc.

Como fazer isso? Dad e Arlete explicam, por exemplo, que o excesso de artigos indefinidos (um, uma, uns, umas) enfeia o texto e pode ser riscado do mapa sem susto. O leitor agradece a concisão. E o que dizer dos parágrafos? Eles são os trilhos que conduzem as idéias dos escritores e merecem ser cuidadosamente planejados. Clichês, pleonasmos e lugares-comuns? Facão neles! A frase ficou longa demais a ponto de tirar o fôlego do leitor? Use o ponto final para debelar o blábláblá. É com dicas assim que Escrever melhor oferece aos que redigem um roteiro para editar os textos.

O livro sugere mudanças gramaticais e estilísticas. Para ajudar na gramática, apresenta capítulos sobre os temas mais importantes, como pontuação, conjugação verbal e crase. Também traz lista de ciladas da língua, aquelas que dão nó na cabeça do autor, como quando usar o porquê e o porque ou ao escrever em princípio e a princípio. Para completar, Escrever Melhor oferece ao leitor exemplos práticos de edição de textos, com o passo a passo para se chegar à versão final. E prova que escrever melhor é mesmo possível!

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem