Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

ARMAZéM LITERáRIO > ESTANTE

Um ingênuo capaz de ironia

13/01/2009 na edição 520

Em seu último livro de quase memórias, Agora Deus vai te pegar lá fora (Record, 2004), Carlos Moraes, escritor gaúcho radicado em São Paulo, contava a história de um padre preso político numa cadeia de fronteira e à espera de dois alvarás de soltura: um de Brasília, pois recorrera de sua sentença, e outro de Roma, pois pedira ao Papa dispensa dos seus votos.

Em Desculpem, sou novo aqui, o agora ex-padre chega a São Paulo para tentar uma nova vida. Uma vida de primeiras vivências em quase tudo. Primeiro emprego, primeiro salário, primeiro apartamento, primeiro carro, primeiro jeans, primeiro blazer, primeira festa – primeira namorada?

Leu muito, pregou sobre tudo, mas admite que a vida mesmo ele conhece mais por livro e cinema. E do que mais sente falta em seu novo mundo? Dos códigos. Especialmente no trato com as moças, faltam códigos.

Quanto ao texto e ao jeito de contar, vale para o autor o que um antigo professor dizia do então seminarista: ‘Você é um raro caso de ingênuo capaz de ironia.’ Uma ironia que, por vezes, mal esconde seu ressentimento por um mundo cujas regras ainda não entende.

Mesmo seguindo de perto seus passos da vida, Carlos Moraes garante que este é um livro de pura ficção. Próximas da realidade ficaram apenas suas duas primeiras matérias na nova profissão, e pelo simples fato de que refletem, como diz, duas das suas maiores devoções na vida, Jesus de Nazaré e o Corinthians paulista.

O autor

Carlos Moraes é gaúcho de Lavras do Sul. Ordenado em 1966, trabalhou como padre na diocese de Bagé. Durante o governo Médici, foi julgado e preso com base na Lei de Segurança Nacional. Em São Paulo, já como jornalista, trabalhou nas revistas Realidade, Psicologia Atual e Ícaro. Em 1981, ganhou o Prêmio Jabuti com o infanto-juvenil A Vingança do Timão. Em 2002, publicou pela Record Como ser feliz sem dar certo e, em 2004, Agora Deus vai te pegar lá fora.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem