Sábado, 24 de Agosto de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1051
Menu

ARMAZéM LITERáRIO >

Um jornal, um projeto, uma prática

28/04/2009 na edição 535

[do release da editora]


A história do jornal Lance!, o momento da sua criação e a sua forma de cativar o publico é o foco deste livro. Lançado no dia 25 de outubro de 1997, o diário esportivo Lance! é uma experiência jornalística e empresarial peculiar no universo da imprensa brasileira. Os profissionais, os torcedores e os especialistas são dinamizados por Mauricio Stycer ao trazer à tona a substância ideológica, as lutas e os interesses que mobilizam esses agentes dentro do campo esportivo.


O jornal Lance! desde o início possuía duas sedes, uma em São Paulo e outra no Rio de Janeiro, e tinha a intenção de ser um veículo de alcance nacional. Por isso, o jornal torna-se um meio privilegiado de análise entre a relação entre Estado, capital financeiro e empresários. Mas o texto de Stycer vai além do futebol e posiciona a mídia esportiva num panorama que revela os modelos empresariais de gestão e de sucessão de algumas das empresas que vêem no esporte algo a ser explorado do ponto de vista comercial e instrumental. Dessa forma, o jornalista põe em jogo o discurso da mídia da produção imediata das representações sobre o jogo além de suas transformações ao longo da história do esporte.


O livro passa em revista as biografias de jornalistas destacados compromissados com os projetos de jornalismo esportivo levados a cabo em alguns dos principais centros de irradiação do futebol no país, até chegar ao epicentro do trabalho, o diário Lance! Unindo o farto material empírico com a própria experiência empreendida pelo autor, uma vez que fez parte do projeto inicial do jornal, produz uma narrativa densa sobre os significados político-editoriais que viabilizaram Lance! no mercado jornalístico.


História do Lance! passa em revista o recente processo de modernização do futebol brasileiro do ponto de vista pretensamente descentrado da mídia, revelando também suas contradições inerentes ao trato da paixão futebolística.


Sobre o autor


Mauricio Stycer é jornalista, com passagens por Jornal do Brasil, Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo, Lance!, Época, CartaCapital, Glamurama Editora e iG. Também é professor de jornalismo e doutorando no Programa de Sociologia da FFLCH-USP

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem