Quarta-feira, 20 de Setembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº958

ARMAZéM LITERáRIO > ESTANTE

Um retrato de Dom Lucas

16/11/2004 na edição 303

[do release da editora]

O jornalista e escritor baiano Tasso Franco lançou Sua Eminência o cardeal, retrato do 25º arcebispo-primaz do Brasil, Dom Lucas Moreira Neves, considerado uma das mais influentes autoridades religiosas do país.

No livro, o terceiro do autor pela editora Relume Dumará, Tasso descreve passagens da vida de Dom Lucas, sua atuação pastoral e política, as polêmicas que enfrentou ao atacar o comportamento da televisão brasileira, suas posições inegociáveis contra o aborto e a lavagem da Igreja do Bonfim e a peregrinação de seu corpo em urna metálica na Europa, na Bahia e em Minas, até ser sepultado na Catedral Basílica da Sé, em Salvador – um registro útil para quem pesquisa a vida desse dominicano que organizou a Igreja na Bahia e conseguiu muitos recursos para implantar obras sociais em Salvador.

A obra, que resgata um gênero literário relegado a segundo plano nos dias atuais, compara nossa época à Bahia de 1676, quando o espanhol Juan Lopes Sierra registrou o sepultamento do governador Afonso Furtado Castro do Rio Mendonça.

Dom Lucas escreveu muitas crônicas contra a baixaria na televisão, que considerava ofensiva à família, e lutou muito para instalar na Bahia a Rede Vida de TV, sob a direção da Igreja Católica. Defendeu também posição firme contra o sincretismo baiano, entendendo que os santos e os orixás, da igreja católica e do candomblé, não podiam ser associados como entes representativos de uma mesma identidade. Para ele, como para muitas mães de santo da Bahia, ‘santo é santo; orixá é orixá’. O livro descreve alguns atritos entre o cardeal e comunidade afro-descendente,

Tasso Franco é jornalista e cronista em Salvador. Tem vários livros publicados sobre personalidades da Bahia. É autor do romance histórico Catarina Paraguaçu, a mãe do Brasil, dos livros de crônicas Trancelim da baiana e A cidade da Bahia‘. Em seu site (www.cronicasdabahia.com.br), Tasso publica semanalmente crônicas sobre o cotidiano de Salvador.

Informações

Zamba Comunicação – Tel./fax: (21) 2507-2043; e-mail: (assessoria@zambaweb.com.br)

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem