Segunda-feira, 22 de Julho de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1046
Menu

ATLAS DA NOTíCIA 2.0 > Altamira

Jornalismo local na cidade impactada pela construção de Belo Monte

Por Equipe do Observatório da Imprensa em 26/03/2019 na edição 1030

Esta edição do Observatório da Imprensa é mais uma dedicada ao Atlas da Notícia, projeto que busca conhecer a realidade da imprensa local no território brasileiro, através de jornalismo de dados e reportagens especiais produzidas em várias partes do país. Dessa vez, as repórteres Elvira Lobato e Ana Terra Athayde estiveram em Altamira, cidade paraense de 113 mil habitantes na região do Rio Xingu.

As reportagens, produzidas no mês de janeiro, trazem dados sobre a presença da televisão como principal veículo informativo, por força da legislação que estimula a programação local por retransmissoras na região do Amazonas. E também mostram como a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte trouxe mudanças para o jornalismo local. Acostumados a cobrir a comunidade local, os repórteres de Altamira se viram desafiados a tratar de uma tema de interesse nacional e internacional.

As reportagens em textos e vídeo complementam outras já publicadas nas edições anteriores do Observatório da Imprensa. Ana Terra e Elvira Lobato estiveram, no final do ano passado, em Mariana-MG e Arapiraca e Palmeiras dos Índios em Alagoas e, em fevereiro de 2019, em Cidade Ocidental, Goiás.

Na cidade mineira, elas demonstraram como a imprensa local cobriu o rompimento da barragem do fundão e, nos municípios alagoanos, a pauta foi a concentração dos veículos informativos nas mãos de políticos e as ameaças e atentados contra jornalistas. A imersão em Cidade Ocidental revelou um deserto de notícias: os efeitos da ausência de jornalismo numa localidade próxima o centro de poder, a capital federal.

O que é o Atlas da Notícia?

Uma iniciativa para mapear os veículos jornalísticos no território brasileiro e fornecer dados a pesquisadores, empreendedores e jornalistas a fim de gerar novos conhecimentos sobre jornalismo local no Brasil.

O Atlas da Notícia é realizado pelo PROJOR – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo em parceria com o Volt Data Lab, responsável pela pesquisa, análise e visualização dos dados. A Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, é parceira institucional do projeto, que é inspirado na iniciativa America’s Growing News Deserts, da Columbia Journalism Review.

Veja, aqui, um resumo da reportagem em vídeo de Ana Terra Athayde em Arapiraca:

A segunda edição do Atlas da Notícia é financiada pelo Facebook.

O projeto está aberto a sugestões.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem