Segunda-feira, 19 de Novembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1013
Menu

ATLAS DA NOTíCIA > Conhecer o jornalismo brasileiro

Atlas da Notícia: veja como você pode fazer parte

Por Equipe do Observatório da Imprensa em 16/10/2018 na edição 1009

Há pouco menos de um ano o Observatório da Imprensa publicava a primeira edição do Atlas da Notícia — levantamento inédito com base em jornalismo de dados sobre a presença ou ausência da imprensa em todo o território nacional. Foram identificados, nessa primeira etapa do projeto, 5.354 veículos — entre jornais impressos e sites —, em 1.125 cidades de 27 unidades federativas. Um universo que compreende aproximadamente 130 milhões de pessoas, mais de 60% da população brasileira.

O primeiro levantamento mostrou também que uma legião de brasileiros — quase 35% da população nacional — não dispõe de notícias sobre sua própria comunidade, vivendo nos chamados “desertos de notícias”, onde não se cobre, entre outras coisas, nem a Prefeitura ou a Câmara Municipal. Não há, nesses territórios, a produção jornalística, o que compromete a capacidade decisória dos cidadãos.

Estamos agora no processo de construção da próxima edição do Atlas da Notícia, prevista para o mês que vem. Nós queremos conhecer detalhes dos veículos já mapeados, além de monitorar também a extinção dos jornais impressos. Lembramos que o projeto tem a proposta de conhecer a realidade do jornalismo brasileiro contemporâneo em todo o território nacional.

Os dados serão disponibilizados em formato aberto para todos, o que pode estimular pesquisas e ações de interesse de quem trabalha com jornalismo no Brasil. O mapeamento de veículos noticiosos é uma iniciativa inédita no Brasil. Para evitar a indicação de informações já presentes no Atlas, você pode ver aqui os veículos já mapeados.

Nós oferecemos crédito nominal e institucional para quem nos ajudar, seu nome ou de sua instituição poder constar na publicação do Atlas se você assim desejar.

Veja como participar:

– Preencha este formulário para indicar a existência de um veículo jornalístico (não demora mais do que 6 minutos)
– Preencha este formulário para indicar o fechamento de um veículo jornalístico (pode ser feito em 2 minutos)

Se você quiser colaborar também com outros dados a respeito do tema e só compartilhar conosco, através do e-mail info@voltdata.info.

Promover a democracia através da informação verificada e de qualidade é algo que afeta a todos, especialmente em tempos de desinformação e crise.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem