Sábado, 23 de Setembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº958

ATLAS DA NOTíCIA > Divulgação de dados parciais

Projeto pioneiro para mapear o jornalismo no Brasil

Por Equipe do Observatório da Imprensa em 11/09/2017 na edição 957

O Atlas da Notícia, iniciativa do Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor), mantenedor do Observatório da Imprensa, em parceria com Volt Data Lab, se propõe a identificar veículos que publicam notícias de interesse público — sejam impressos ou digitais — e com periodicidade diária, semanal ou quinzenal. A proposta é mapear o universo de produtores de notícias sobre a prefeitura e a câmara municipal e temas como contas públicas, saúde, educação, segurança, mobilidade e meio-ambiente.

O projeto foi lançado no dia 31 de agosto e a primeira etapa da coleta de dados se encerra no dia 30 de setembro. Nas edições semanais do observatório da imprensa serão divulgados os resultados parciais dos dados. Nesses primeiros dias do lançamento da plataforma — de 31.08 à 08.09 — São Paulo é o estado com mais contribuições, seguido pelo Rio Grande do Sul, Rio de janeiro e Paraná. Veja, na tabela abaixo, os dados parciais por estado.

No levantamento por cidades, São Paulo tem o maior número de veículos cadastrados até agora, seguida do Rio de Janeiro. Vieram também importantes contribuições de cidades do interior do país.

A pesquisa também aponta as fontes das informações. Até 08/09 mais da metade dos dados vieram dos jornalistas, seguida dos donos dos veículos. Os leitores e entusiastas do jornalismo também tem colaborado de forma significativa.

Você que conhece alguma publicação impressa ou digital que se enquadre no perfil de notícias descrito no projeto , em qualquer localidade do Brasil, pode enviar os seus dados preenchendo o formulário disponível na plataforma criada para a pesquisa.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem