Tuesday, 19 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1279

News Corp. anuncia nova emissora

A News Corp., do magnata Rupert Murdoch, anunciou esta semana que planeja lançar uma nova emissora em setembro deste ano. Segundo informações da Reuters [22/2/06], o canal terá o objetivo de ‘abrigar’ a programação de estações de TV abandonadas pela fusão da UPN com a WB.


O anúncio da nova emissora – que deverá ser chamada de My Network TV – chega apenas um mês após o anúncio do projeto de parceria da Time Warner Inc. com a CBS Corp., que fechará os canais WB e UPN para criar a emissora CW, que seria controlada pelas duas empresas. A parceria, entretanto, teria deixado cerca de 10 estações afiliadas à UPN – mas de propriedade da Fox Television Stations, que por sua vez pertence à News Corp. – sem uma emissora base e sem programação.


‘Da nossa perspectiva, isso criou uma oportunidade única e maravilhosa’, afirmou o presidente da News Corp., Peter Chernin, em uma coletiva de imprensa. Segundo o analista de mídia Richard Greenfield, o lançamento é negativo para a CBS e para o novo canal CW, que agora terá de enfrentar um novo concorrente nacional.


O My Network TV será supervisionado pelo presidente da Fox, Roger Ailes, e combinará programas da companhia com produções externas. Estão programados novos reality shows e novelas. Inicialmente, a emissora será lançada apenas nas 10 estações da Fox deixadas órfãs pela fusão rival, cobrindo cerca de 24% do mercado americano. Executivos da Fox afirmam que, no futuro, o plano é estabelecer parcerias com novas estações e chegar a cobrir 90% do país.