Domingo, 20 de Agosto de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº954

CADERNO DA CIDADANIA > EQUADOR

Jornal suspende versão em papel e culpa governo

Por ‘FSP’ em 08/07/2014 na edição 806
Reproduzido da Folha de S.Paulo, 1/7/2014; título original: “Jornal equatoriano suspende versão em papel e culpa governo”

O equatoriano Hoy publicou neste domingo (29/6) sua última edição impressa diária. O jornal, que circula há mais de 30 anos, existirá agora somente em versão online e em um impresso publicado semanalmente. Em editorial, o Hoy disse que a decisão foi motivada pela “gradual perda das liberdades e [pela] limitação das garantias constitucionais” no Equador, assim como pela “autocensura” provocada pela Lei de Comunicação, em vigor há um ano. Culpa os “ataques” do governo aos meios não alinhados ao poder.

Além disso, o jornal afirma que vem sendo alvo de boicote publicitário.

Para a Superintendência de Informação e Comunicação (Supercom), que qualificou os ataques do Hoy como de “má-f锓, a decisão do jornal não tem relação com a nova lei, mas, provavelmente, com alguma deficiência administrativa. Segundo a organização, jornalistas do Hoy já vinham denunciando atrasos dos salários mesmo antes de a nova lei entrar em vigor.

O presidente do Equador, Rafael Correa, manifestou-se em sua conta no Twitter: “Supostamente o jornal Hoy fechou por causa da Lei de Comunicação. A verdade: ele vem acumulando prejuízos há anos devido a uma péssima administração. Como há mentiras no país, paradoxalmente, por parte daqueles que deveriam informar!”

Lei polêmica

Além de ter criado a Supercom – que tem papel de “vigilância, auditoria, intervenção e controle” –, a lei reservou 33% das futuras frequências de rádio e TV para a mídia estatal, 33% para emissoras privadas e 34% para grupos indígenas, sem mudar concessões atuais.

A lei também permitiu que, caso a Supercom julgue que uma pessoa física ou jurídica foi “desacreditada” pela mídia, o veículo seja obrigado a divulgar um ou mais pedidos de desculpas, dependendo de quantas vezes a “informação lesiva” foi publicada.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem