Friday, 19 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Identificado o responsável por alterar perfis de jornalistas na Wikipédia

Após um mês de apuração, a comissão de sindicância da Casa Civil da Presidência da República identificou o responsável pelas mudanças nos perfis dos jornalistas Míriam Leitão e Carlos Alberto Sardenberg na enciclopédia virtual Wikipédia, em maio do ano passado, a partir da rede de computadores do Palácio do Planalto. Trata-se do servidor Luiz Alberto Marques Vieira Filho, funcionário de carreira do Ministério da Fazenda, mas na época lotado na Secretaria de Relações Institucionais (SRI). Segundo a Casa Civil, responsável pela sindicância, o servidor vai responder a processo administrativo disciplinar (PAD).

Luiz Alberto ocupa cargo efetivo da carreira de finanças e controle do Ministério da Fazenda, mas, atualmente, é chefe da Assessoria Parlamentar do Ministério do Planejamento, “cargo do qual já solicitou desligamento”, segundo a Casa Civil. Tanto a Casa Civil como o Ministério do Planejamento disseram que Luiz Alberto pediu exoneração. O pedido será publicado hoje no Diário Oficial. Ontem, após a revelação do resultado da sindicância, O GLOBO tentou falar com o servidor, mas o Planejamento informou que ele está de férias. O Jornal Nacional informou que o servidor é filiado ao PT em São Paulo, mas o partido nega.

Conforme revelou O GLOBO no último dia 8 de agosto, informações negativas e comentários ofensivos foram colocadas nos perfis dos dois jornalistas no ano passado. Entre as alterações envolvendo Míriam, foi incluído no perfil da jornalista que ela “fez a mais corajosa e apaixonada defesa de Daniel Dantas, ex-banqueiro condenado por corrupção entre outros crimes contra o patrimônio público”. No de Sardenberg, o servidor incluiu a afirmação de que o jornalista é “irmão de Rubens Sardenberg, economista-chefe da Febraban, instituição que tem grande interesse na manutenção de juros altos no Brasil” e que “a relação familiar denota um conflito de interesse em sua posição como colunista econômico”. Procurada pela reportagem na época, Míriam mostrou-se surpresa:

– É mentira que eu tenha defendido Daniel Dantas. É espantoso que um órgão público, ainda mais o Palácio do Planalto, use recursos e funcionários para fazer esse tipo de ataque a jornalistas, quando deveria estar dedicado às questões de Estado.

Sardenberg também reagiu:

– É evidente que minha posição é claramente crítica a esse governo. Esse é um debate de ideias, agora dizer que, porque meu irmão trabalha na Febraban, sou lacaio dos bancos é uma canalhice, uma baixaria – disse.

Segundo a Casa Civil, a comissão de sindicância chegou ao servidor a partir do rastreamento dos computadores do Planalto. Luiz Alberto foi ouvido e, “ao longo do processo de investigação, assumiu a autoria das alterações”. Quando elas foram feitas, ele era assessor da SRI. O prazo do processo chega a 120 dias. As sanções vão de advertência, passando pela perda de cargo comissionado e suspensão (que pode ser convertida em multa), até demissão.

Filiação ao PT em 1999

Colegas de Luiz Alberto contaram que a discussão sobre as posições da Míriam e Sardenberg surgiu quando se falava na chamada “inflação do tomate”, envolvendo a alta em gêneros alimentícios. Servidores que trabalhavam com Luiz Alberto sabiam que ele fez a alteração dos perfis, mas disseram que foi uma ação individual. A SRI ontem disse que “não concorda com esse tipo de atitude utilizando instrumentos públicos”. Logo que a denúncia veio a público, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom) disse ser impossível chegar ao autor dos textos, porque os acessos aos computadores não eram arquivados. No entanto, o ministro da Secretaria Geral, Gilberto Carvalho, disse que a denúncia seria investigada, e a presidente Dilma determinou a abertura de sindicância.

Na lista de filiados a partidos políticos disponível no site do TSE, há uma pessoa com o mesmo nome do servidor exonerado, filiada em outubro de 1999 ao PT em Ourinhos (SP). A assessoria do PT informou que localizou a ficha de filiação de Luiz Alberto Marques Vieira, mas não a de Luiz Alberto Marques Vieira Filho. (Com informações do G1)

******

Luiza Damé e Catarina Alencastro, do Globo