Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

CADERNO DA CIDADANIA > BIÓGRAFOS & BIOGRAFIAS

Pé-frio

Por Ruy Castro em 18/11/2014 na edição 825
Reproduzido da Folha de S.Paulo, 11/11/2014; intertítulo do OI

Campeão mundial em corrupção, violência e desigualdade social, com índices vergonhosos em educação e saúde, e recordista em usuários de cocaína e praticantes de cirurgia plástica, o Brasil aprontou de novo. É o único país em que “Mick – The Wild Life and Mad Genius of Jagger”, a biografia de Mick Jagger por Christopher Anderson, já traduzida em toda parte, sofrerá uma mutilação em seu texto.

Os trechos suprimidos narram os encontros de Jagger com a apresentadora Luciana Gimenez, no Rio e em Londres, em 1998, e como, daí, ela se tornou a feliz mamãe de um mini-Rolling Stone. Nada que, desde a época, seja segredo para os leitores de “Caras”. O que pode haver de novidade é que, ao namoro seguiu-se uma briga judicial, a resultar num acordo em que, segundo o livro, Jagger sujeitou-se a pagar a Gimenez US$ 5 milhões e US$ 25 mil mensais de pensão alimentícia.

Trato na imagem

Diante da pressão dos advogados de Gimenez, a editora brasileira preferiu os cortes ao risco de ter o livro recolhido das livrarias por um juiz. O autor, Anderson, estrilou: “Fiquei chocado ao saber que o Brasil proíbe biografias não autorizadas. Como pode um país ser uma sociedade livre sem saber a verdade sobre suas figuras públicas?”

De fato, como? Aprovado há meses na Câmara, o projeto de lei que garante ao Brasil o direito de escrever sua história voltou à estaca zero antes de ser votado pelo Senado. Outra ação, sobre a inconstitucionalidade dos artigos do Código Civil que impedem as biografias independentes, espera pelo voto da ministra do STF Carmen Lúcia. Enquanto isto, a liberdade de expressão no Brasil, apesar de garantida pela Constituição, respira por aparelhos.

Talvez os cortes impostos por Gimenez façam bem à imagem de Jagger. Seu envolvimento com a apresentadora seria mais uma prova do famoso pé-frio do cantor.

******

Ruy Castro é colunista da Folha de S.Paulo

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem