Quinta-feira, 25 de Maio de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº943

CADERNO DA CIDADANIA > TRANSPORTE EM CRISE

A diferença está nos transportados

Por Henrique Nelson da Silva em 27/03/2007 na edição 426

Desde o acidente que matou 154 pessoas no avião da Gol, no ano passado, a aviação civil brasileira passa por uma crise há muito tempo anunciada. Praticamente todos os dias lemos ou assistimos, nos diversos meios de comunicação, as reclamações, lamentações e a indignação de pessoas que passam horas e mais horas nas filas de espera por seus vôos.

Porém um outro problema, mais duradouro e muito mais crônico, afetas milhões de brasileiros diariamente: o transporte público urbano. Todo dia, milhões de homens e mulheres necessitam enfrentar ônibus e metrôs no que são verdadeiros testes de resistência.

Dois pesos, duas medidas

Transportados na maioria das vezes como uma simples carga que não merece o mínimo dos cuidados, trabalhadores, donas de casa, estudantes e desempregados, enxergam no martírio diário das conduções, a perda da dignidade humana.

E, como se fosse pouco, esses milhões de brasileiros ainda são obrigados a pagar tarifas abusivas a um verdadeiro cartel, que envolve empresas privadas e setores governamentais; a EMTU, em Pernambuco, é um claro exemplo disso.

Dessa forma, é importante dizer que as dificuldades enfrentadas por quem necessita viajar de avião, sempre alardeadas pela imprensa, são mínimas quando comparadas com as que a esmagadora maioria dos brasileiros enfrentam diariamente.

Aviões e ônibus

É verdade que, por entre as pontes aéreas, circulam homens que movimentam grande parte do capital nacional; mas é indiscutível que, no chão, é carregada como carga a esmagadora maioria da mão-de-obra brasileira, que representa o coração de qualquer economia.

A diferença entre a cobertura que a imprensa faz em relação aos problemas enfrentados na aviação civil e no transporte público urbano não está em sua gravidade, mas, sim, em quem está sendo transportado. A diferença está não nos transportes, mas nos transportados.

******

Estudante de História da Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem