Quinta-feira, 14 de Novembro de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1063
Menu

CADERNO DA CIDADANIA >

Apresentador comemora cobertura

Por Ivan Borges Martins em 09/06/2009 na edição 541

José Luís Datena exaltou na quarta-feira (3/6) a cobertura da TV Bandeirantes sobre o acidente do voo 447 da Air France, que saiu do Rio de Janeiro no domingo, com destino a Paris, mas desapareceu durante o trajeto. O apresentador também exibiu uma matéria para mostrar que as imagens do seu programa, Dia-a-Dia, haviam sido utilizadas por emissoras internacionais.

Realmente, a TV Bandeirantes fez um grande trabalho. O repórter Luciano Jr. está em Fernando de Noronha acompanhando de perto as equipes de resgate e levando informações exclusivas para a emissora. No entanto, comemorar o ‘sucesso’ em um caso onde houve a morte de 228 pessoas (o número não é importante, pois se fosse menor, o valor das vidas seria o mesmo) é, no mínimo, de mau gosto.

Atitude desagrada ao público

É devido a episódios como esse que o trabalho da imprensa é questionado pelo público e, muitas vezes, recebe o rótulo de ‘sensacionalista’. Além disso, é necessário respeitar aqueles que sofrem com seus parentes e amigos mortos e vêem as pessoas amadas sendo usadas como armas por audiência.

O maior patrimônio de um veículo de comunicação e de um jornalista é sua credibilidade. O público saberá reconhecer um trabalho bem feito. Por isso, não é necessário se vangloriar às custas de uma tragédia. Atitudes como essa de Datena não condizem com a profissão e desagradam ao público, cada vez mais exigente, que não quer somente saber a informação, mas como ela foi obtida e como está sendo usada.

******

Jornalista, São Paulo, SP

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem