Sexta-feira, 26 de Maio de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº943

CADERNO DA CIDADANIA > PAN 2007

Atraso das obras sai da pauta

Por Claudio Martins em 27/03/2007 na edição 426

Moro no Engenho de Dentro, próximo do estádio, em construção, João Havelange – o Engenhão – perto o suficiente para perceber que não vai ficar pronto nem para as Olimpíadas de 2012…

Mesmo que as obras acabassem hoje, seria praticamente impossível concluir todo o processo de finalização: iluminação, campo, cadeiras, banheiros, programação visual, cabines especiais, sistemas de comunicação internos e externos… E o que dizer da área em torno do futuro estádio, atualmente com aspecto de um faroeste empoeirado, deserto, frágil?

Assisto sem assiduidade aos jornais da TV e já há algum tempo não mais se toca no assunto ‘atraso das obras’, mesmo quando fica cada vez mais clara a impossibilidade da realização do Pan 2007 nas atuais condições cronológicas…

Por que a imprensa está quieta?

Acreditam que o prefeito vai tirar da cartola, na última hora, um mágico que transformará canteiros de obras em vilas esportivas? Faltando apenas três meses para o início do Pan, casas próximas ao futuro estádio ainda serão demolidas, mas só se conseguirem retirar os moradores… em 3 meses!

Será um pesadelo?

As agências de turismo estão cobrando dos organizadores as entradas dos eventos para vender com o pacote de viagem para turistas etc. – como vão vender entradas para estádios que não existem?

E cadê a imprensa? Está com o rabo preso com os patrocinadores? Quem está com quem?

Tentar denunciar fatos para a imprensa às vezes me faz lembrar de uma série de TV dos anos 60, ‘Os invasores’: o protagonista testemunhava a chegada de seres extraterrestres, com seus planos de dominar a terra; em todos os episódios, ele tentava convencer, de cidade em cidade, as pessoas da invasão; mas, quando alguém acreditava na sua história, essa pessoa logo se revelava um dos tais seres, disfarçado de terrestre; aí ele fugia e no outro capítulo acontecia tudo de novo, pois a Terra já tinha sido toda dominada, só ele não sabia… Será que é um pesadelo, com o tal Pan, que só eu estou tendo? Tomara que seja isso porque senão vai ser um triste fim para a cidade do Rio de Janeiro e para todos os cariocas.

******

Designer, Rio de Janeiro, RJ

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem