Tuesday, 23 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Audiência na TV ultrapassa campeonatos anteriores

Embora o futebol não seja o esporte preferido dos americanos, o Mundial deste ano realizado na Alemanha atraiu mais telespectadores que as edições anteriores. A final da Copa, no domingo (9/7), registrou audiência de 16,9 milhões de telespectadores americanos – 11,9 milhões pela ABC e cinco milhões pela Univision, noticia Richard Sandomir [The New York Times, 11/7/06]. Tal número é 152% maior do que em 2002, quando o Mundial foi transmitido durante a manhã. Em relação à Copa realizada há oito anos, na França, a audiência também foi mais alta: 36%. Comparada à que foi sediada nos EUA, em 1994, o número de telespectadores manteve-se o mesmo.


A audiência do jogo final, transmitido às duas da tarde nos EUA, excedeu em quatro milhões a média do último mês das finais de basquete da NBA entre o Miami Heat e Dallas Mavericks. Também ficou próxima à vitória da Flórida sobre a UCLA no campeonato masculino de basquete da NCAA (liga universitária americana de basquete) – 17,5 milhões – e à média de 17,1 milhões do jogo entre Chicago White Sox e Houston Astros, no World Series – final de campeonato de beisebol –, em outubro do ano passado. No entanto, nada supera a audiência televisiva americana do Super Bowl, final do campeonato de futebol americano. Quando o Pittsburg derrotou o Seattle em fevereiro, 91 milhões de americanos estavam de olho na telinha.


Sucesso mundial


O instituto de análise de mídia Initiative e a agência Sponsorship Intelligence, contratada pela FIFA, avaliam a audiência de diferentes maneiras. A Initiative estima que, em todo o mundo, 300 milhões de pessoas assistiram à final e 5,9 bilhões, à toda a Copa do Mundo. Já a Sponsorship avalia que, no mínimo, um bilhão tenha assistido ao jogo entre Itália e França e 30 bilhões, à todos os jogos da Copa. A Initiative leva em conta apenas a cobertura ao vivo. Já a Sponsorship considera os jogos ao vivo e também as reprises, além da cobertura do noticiários e programas esportivos.


‘A final da Copa tem uma das maiores audiências mundiais em esportes’, afirma Kevin Alavy, analista da Initiative. ‘É o dobro da audiência da abertura dos Jogos Olímpicos em Atenas e o triplo do Super Bowl’. Segundo Andy Kowalczyk, vice-diretor da Sporsorship, 80% dos lares franceses e 84% dos italianos assistiram à Itália ganhar seu tetracampeonato.