Terça-feira, 25 de Setembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1005
Menu

CADERNO DA CIDADANIA > TV NOS EUA

Baixa audiência pode tirar Katie Couric do ar

15/04/2008 na edição 481

Depois de dois anos amargando baixos índices de audiência, executivos da CBS News e pessoas ligadas à apresentadora Katie Couric especulam que a âncora do telejornal CBS Evening News pode deixar a emissora bem antes de seu contrato expirar, em 2011 – provavelmente logo após a tomada de posse do novo presidente americano, em janeiro de 2009.

Katie apresenta o CBS Evening News desde 2006. Primeira mulher a ancorar sozinha um noticiário no horário nobre da TV aberta americana, ela foi recebida com festa pela emissora. Na ocasião, o alarde foi tanto que, nos primeiros dias de transmissão, a audiência chegou a mais de 10 milhões de telespectadores, motivados em grande parte pela curiosidade. Nos meses seguintes, no entanto, este número despencou para cinco milhões.

Contrato milionário

Com salário anual de US$ 15 milhões, Katie nunca conseguiu atrair o mesmo número de telespectadores do âncora interino Bob Schieffer, escalado para apresentar temporariamente o telejornal depois que Dan Rather deixou o cargo que ocupou por 25 anos. Numa gafe jornalística, Rather saiu da emissora depois que documentos em que se baseou para fazer um especial do programa 60 Minutes – no qual acusava o presidente Bush de ter recebido tratamento privilegiado na Guarda Aérea Nacional, nos anos 70 – não tiveram autenticidade comprovada.

Oficialmente, a emissora nega a saída da apresentadora. Uma porta-voz do CBS Evening News declarou que não há planos de mudanças para o programa nem para Katie. Em outra declaração, divulgada por outra porta-voz da emissora, a apresentadora revela estar ‘trabalhando duro e se divertindo’. ‘Meus colegas continuam a me impressionar pelo compromisso que têm com o programa e eu estou muito orgulhosa do que colocamos no ar todo dia’, afirma ela, em citação.

Mais resultado e menos gastos

Enquanto isso, é sabido que os executivos da CBS estão sob pressão para cortar custos e melhorar os índices de audiência, bem atrás das rivais ABC e NBC. Não é apenas o CBS Evening News que está mal das pernas; toda a programação no horário nobre da CBS vem registrando baixos índices de público. O valor das ações do grupo CBS também caiu nos últimos meses. A emissora é uma grande fonte de recursos para a companhia.

Na última semana de março, o CSB News Evening registrou média diária de 5,9 milhões de telespectadores, enquanto o Nightly News With Brian Williams, da NBC, ficou com 8,3 milhões e o World News With Charles Gibson, da ABC, com oito milhões. Todos os três vêm, há anos, perdendo telespectadores. Em 2007, a audiência total dos noticiários era de 23 milhões, 5% abaixo do índice de 2006, segundo dados do Nielsen Media Research.

Larry King de saia

Especula-se que Katie poderia substituir Larry King na CNN. O veterano apresentador, que já tem 74 anos, tem contrato com a rede até 2009. O presidente da CNN, Jon Klein, que já trabalhou na CBS e tem fortes ligações com executivos da emissora, já expressou publicamente admiração pelo trabalho de Katie; além disso, eles são amigos. Muitos acreditam que Katie pode se encaixar melhor em um programa no estilo talk-show do que em um telejornal tradicional. Ela tornou-se conhecida por seu talento como entrevistadora quando era âncora do Today, na NBC. Informações de Rebecca Dana [Wall Street Journal, 10/4/08].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem