Terça-feira, 10 de Dezembro de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1067
Menu

CADERNO DA CIDADANIA >

Blogueiros oferecem nova esperança

Por Comitê para a Proteção dos Jornalistas em 15/09/2009 na edição 555

Ainda que pareça inesperado, uma vibrante cultura de blogueiros independentes está surgindo em Cuba. Em um novo informe do Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ), Carlos Lauría e María Salazar Ferro delineiam o desenvolvimento de uma comunidade de blogueiros independentes e examinam se o país está às vésperas de uma era de maior liberdade para os meios de comunicação ou próxima de outra investida contra a mídia.

Pelo menos 25 blogs independentes, com conteúdos jornalísticos e atualizados de forma regular, estão sendo produzidos por escritores cubanos, segundo a análise do CPJ. Apesar de fortes restrições legais, econômicas e práticas – a maioria dos cubanos tem, efetivamente, barrado o acesso individual à internet –, o número de blogs jornalísticos tem aumentado desde o surgimento dos primeiros, em 2007. Os blogueiros, que em boa parte são jovens de diversas profissões, examinam de maneira crítica os problemas que os cubanos enfrentam diariamente: escassez de comida, saúde e educação, problemas de moradia e falta de acesso à internet. As autoridades cubanas têm ameaçado alguns por seu trabalho.

‘Os blogs jornalísticos abordam temas que permanecem amplamente inexplorados na imprensa oficial’, escrevem Lauría e Salazar Ferro. ‘Em Cuba, tradicionalmente, a imprensa oficial é a única fonte de informação para a maioria dos cidadãos.’

Liberdade de expressão

Neste informe, o CPJ insta as autoridades cubanas a porem fim ao assédio de blogueiros, a suprimir todas as barreiras legais que impedem o acesso à internet e a libertar os 22 jornalistas que trabalhavam com internet que permanecem encarcerados em Cuba. O CPJ também insta os blogueiros internacionais a publicar o trabalho dos jornalistas cubanos e exorta as empresas de tecnologia a se assegurarem que seus produtos não sejam utilizados para restringir a liberdade de expressão.

Leia o informe em espanhol ou inglês. Ou acesse pela URL http://cpj.org/es/2009/09/con-cronicas-sobre-cuba-los-blogueros-ofrecen-nuev.php (espanhol) ou http://cpj.org/reports/2009/09/cuban-bloggers-offer-fresh-hope.php (em inglês). Também disponível online: a blogueira cubana Laritza Diversant se une a Lauría e Salazar Ferro em uma vídeoreportagem do CPJ.

******

O CPJ é uma organização independente sem fins lucrativos sediada em Nova York que se dedica a defender a liberdade de imprensa em todo o mundo

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem