Friday, 19 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Casa de jornalista é incendiada

Na noite de 20 de julho de 2008, dois indivíduos atearam fogo à residência de Jeso Carneiro, em Santarém (Pará). Na altura do ataque, encontravam-se na casa a sogra do jornalista, de 81 anos, assim como sua filha e o marido desta.

Testemunhas declararam ter visto dois homens pegando fogo a um líquido que haviam espalhado pelas paredes e telhado da casa, antes de fugirem numa moto. Os vizinhos, alertados pelos pedidos de auxílio da filha, encurralada pelas chamas, conseguiram controlar o incêndio.

Jeso Carneiro indicou que não se tratou da primeira vez que sua família é vítima de um atentado. As instalações de A Gazeta de Santarém, o jornal de seu irmão, e o automóvel de Jeso Carneiro já haviam sido alvo de incêndios criminosos. Numa entrevista ao Portal Na Hora, o jornalista expressou a sua convicção de que estes atos pretendem intimidá-lo.

O incêndio poderia estar relacionado com seu trabalho. ‘Eu não descarto nenhuma possibilidade. Há duas semanas, fui impedido de falar no meu blog, mas em seguida, ganhei na Justiça o direito de me manifestar. Depois acontece esse atentado, não é coincidência. Trata-se de uma questão política, estão tentando me cercear na liberdade do exercício da minha profissão’, afirmou Jeso Carneiro.[24/7/2008]

******

www.rsf.org