Segunda-feira, 22 de Outubro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1009
Menu

CADERNO DA CIDADANIA >

Chapa 1 vence eleição para a Fenaj

03/08/2010 na edição 601

A chapa 1, ‘Virar o Jogo: em defesa do Jornalista e do Jornalismo’, liderada pelo atual vice-presidente da Fenaj Celso Schröder, foi eleita para dirigir a Federação nos próximos três anos. Dados extra-oficiais do processo eleitoral realizado entre os dias 27 e 29 de julho envolvendo os filiados de 29 Sindicatos de Jornalistas apontam que, dos 4.313 votos válidos, 2.944 (68,25%) foram para a chapa 1 e 1.369 (31,75%) foram para a chapa 2. A Comissão Eleitoral Nacional volta a se reunir na sexta-feira (6/8), quando divulgará os dados oficiais do processo.


Juntamente com a eleição para a direção da Fenaj houve, ainda, a eleição para a renovação da Comissão Nacional de Ética dos Jornalistas, que será composta por Regina Deliberai (MT), Júlio Tarbiwski (PR), Rossini Barreira (PE), Suzana Tatagiba (ES) e Gerson Martins (MS). Segundo a tradição, quem foi mais votado entre os cinco membros deverá assumir a presidência da Comissão.


Comemoração


‘Todos os colegas que participaram deste processo, independentemente de como votaram, contribuíram para fortalecer o movimento sindical nacional dos jornalistas’, avalia o presidente recém-eleito da Fenaj, Celso Schröder. Após conhecer os resultados da apuração paralela, ele distribui carta de agradecimento aos jornalistas e aos membros da Comissão que coordena o processo eleitoral direto da Federação. E apontou, entre as prioridades da próxima gestão, as lutas pela aprovação das PECs dos Jornalistas no Congresso Nacional, pela democratização da comunicação e pela valorização da profissão.


Após a divulgação do resultado extra-oficial, Schröder, que também é presidente da Federação dos Jornalistas da América Latina e Caribe (FEPALC), recebeu mensagens de congratulações de entidades representativas dos jornalistas do Paraguai, Argentina, Chile, Uruguai, Colômbia, México e do presidente da Federação Internacional dos Jornalistas, Jim Boumelha.


Resultado oficial


A Comissão Eleitoral Nacional aguarda a chegada das atas e dados das eleições nos 29 Sindicatos de Jornalistas que participaram do processo para divulgar os dados oficiais do processo. Nova reunião da Comissão está agendada para as 19 horas da sexta-feira (6/8), em Brasília, quando também deverá ser apreciado o recurso encaminhado pela chapa 2, ‘Luta Fenaj’, liderada por Pedro Pomar. Apresentado no dia 30 de julho, o recurso pede a recontagem dos votos colhidos pelos Sindicatos de Goiás, Espírito Santo, Paraíba, Londrina e Dourados.


Segundo informação constante no site da chapa oposicionista, o pedido de recontagem de votos nos cinco Sindicatos deve-se ao fato de que neles ‘o percentual de votantes superou significativamente a média nacional, que foi de 44% dos jornalistas aptos a votar, já computadas estas votações extraordinárias’.


A nova direção da Fenaj e a nova Comissão Nacional de Ética tomarão posse no 34º Congresso Nacional dos Jornalistas, que acontecerá em Porto Alegre (RS), de 18 a 22 de agosto.


Sindicatos também renovam direções


Simultaneamente à eleição da Fenaj, houve eleição também para renovação das direções dos Sindicatos dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro, Bahia, Ceará, Rio Grande do Sul, Londrina, Goiás e Acre, elegendo-se presidentes, respectivamente, Suzana Blass, Marjorie Moura, Claylson Martins, José Nunes, Ayoub Hanna Ayoub, Cláudio Curado e Marcos Vicentti.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem