Friday, 19 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Columbia e CPJ debatem impunidade

O Comitê para a Proteção dos Jornalistas e a Escola de Jornalismo da Universidade de Columbia realizam, em 28/9, a mesa-redonda “Combatendo a impunidade: em busca de justiça para jornalistas assassinados”.

Aproveitando a comemoração de 25 anos do CPJ, o evento tem como objetivo explorar o debate sobre os desafios e lições enfrentados por famílias e colegas de profissionais de imprensa mortos em todo o mundo por causa de seu trabalho. Segundo a organização, a impunidade dos assassinos de jornalistas é um problema de destaque constante. “A justiça falha é uma das ameaças mais urgentes a jornalistas em todo o mundo e impede o livre fluxo de informação”, afirma o CPJ. Pesquisas demonstram que, em 85% dos casos de jornalistas assassinados, os criminosos – executores e mandantes – não são punidos.

Entre os participantes do debate estão:

Judea Pearl, pai do jornalista do Wall Street Journal Daniel Pearl, seqüestrado e morto no Paquistão. Desde o assassinato do filho, em 2002, Judea tem pressionado autoridades americanas e paquistanesas por informações e justiça. Ele trabalha em um projeto para transformar ataques a jornalistas em violações de lei internacional.

A jornalista ucraniana Myroslava Gongadze, incansável na campanha por justiça pelo assassinato do marido, o editor de internet Georgy Gongadze, em 2000. Em novembro de 2005, ela conseguiu um importante parecer judicial de negligência do governo da Ucrânia pelo Tribunal Europeu de Direitos Humanos.

A jornalista investigativa e ativista pela liberdade de imprensa Sheila Coronel, que liderou os esforços para trazer justiça ao assassinato do radialista filipino Edgar Damalerio, no ano passado. Em 2006, ela se tornou a primeira diretora do Centro Stabile para Jornalismo Investigativo da Universidade de Columbia.

Bob Rivard, vice-presidente-executivo e editor do San Antonio Express-News. Rivard é autor do livro Trail of Feathers, onde conta a busca por justiça no assassinato do repórter Philip True, que desapareceu em 1998 no México.



***

Fighting Impunity: Seeking Justice for Murdered Journalists

Quando: 28/9/06

Onde: Escola de Jornalismo da Universidade de Columbia – Nova York

Informações: Maya Taal (mtaal@cpj.org)