Quarta-feira, 18 de Julho de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº996
Menu

CADERNO DA CIDADANIA > CORÉIA DO SUL

Comercial com tema nazista é tirado do ar

18/04/2008 na edição 481

Um fabricante de cosméticos sul-coreano declarou na quarta-feira (16/4) ter cancelado a exibição de um comercial de TV com temática nazista depois que uma versão piloto do anúncio parou na internet, gerando protestos internacionais. A companhia Coreana havia adaptado o piloto antes da exibição na televisão, removendo uma referência a Hitler. Ainda assim, a peça apresentava uma atriz vestida em um uniforme ao estilo nazista, com barulhos de explosões ao fundo.


O anúncio promovia um novo produto para o cuidado da pele. No piloto, uma voz feminina afirmava que ‘Nem Hitler conseguiu dominar o Ocidente e o Oriente ao mesmo tempo’. Após protestos de grupos internacionais, entre eles organizações judaicas, o texto foi modificado para ‘Ninguém jamais conseguiu dominar o Ocidente e o Oriente ao mesmo tempo’.


Sem más intenções


Segundo a AFP [16/4/08], pessoas que assistiram ao comercial disseram não entender como os coreanos podem fazer uma peça com este contexto ao mesmo tempo em que criticam o Japão pelas atrocidades na Segunda Guerra Mundial. A companhia de cosméticos enviou pedidos de desculpas por escrito à embaixada israelense em Seul e para grupos judeus no exterior. ‘Não houve nenhuma intenção maliciosa [no anúncio]. Nós queríamos apenas enfatizar a superioridade de um novo produto, focando no conceito revolucionário de conquista’, afirmou um representante da Coreana, sob condição de anonimidade. Segundo ele, a citação de ‘Ocidente e Oriente’ referia-se às propriedades curativas e de hidratação do produto.


No ano passado, o embaixador de Israel na Coréia do Sul indignou-se com um bar com temática nazista aberto em Seul. O dono do bar alegou, na ocasião, que tentava apenas ser ‘diferente’ e que não havia pensado no problema de se usar a ideologia nazista. Em 2002, outro bar com a mesma temática teve de sofrer mudanças depois de protestos na cidade.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem