Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº969

CADERNO DA CIDADANIA > BBC NA BERLINDA

Conselho pede inquérito sobre salários de apresentadores

10/07/2007 na edição 441

O BBC Trust, conselho que representa os contribuintes que financiam a rede pública britânica BBC, pediu uma investigação para avaliar se alguns apresentadores, como John Humphrys e Jeremy Paxman, estão recebendo salários muito elevados. ‘Não há dúvidas de que há uma controvérsia pública sobre se a BBC paga muito ou não a grandes talentos da rede’, afirma Sir Michael Lyons, presidente do Trust. Humphrys é apresentador do programa de rádio Today desde 1987 e Paxman apresenta o Newsnight.

A investigação irá determinar se a BBC está seguindo os preços de mercado ou se vem estabelecendo novos valores. Não se sabe quanto os jornalistas ‘top’ ganham. Nigel Evans, membro conservador do Parlamento britânico, criticou o fato de os salários de alguns jornalistas não serem revelados; segundo ele, os próprios membros do Parlamento têm que revelar o quanto ganham. Já o diretor-geral da BBC, Mark Thompson, insiste que os funcionários da rede têm direito à confidencialidade.

Segundo Thompson, a BBC informará ao Trust, em setembro, propostas para demissões, que se tornarão públicas em outubro. ‘Temos um grande compromisso com a qualidade jornalística, mas nenhuma parte da BBC está imune a mudanças’, revelou, acrescentando que não espera que o número de cortes seja tão grande quanto às 3.500 demissões dos últimos três anos. Informações de David Rose e Colin Crummy [Press Gazette, 5/7/07]

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem