Quinta-feira, 21 de Novembro de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1064
Menu

CADERNO DA CIDADANIA >

Deputados pela ‘metade’?

Por Felipe Barth em 11/08/2009 na edição 550

O falecido deputado federal Clodovil Hernandes podia ser o que fosse, mas jamais foi burro. O que não lhe faltava era inteligência. Antes que você queira fechar esta janela, afirmo que não o quero proteger, mas sim falar de algo que ele começou, porém não teve tempo de terminar.

Vou direto ao assunto, sem mais delongas. O Diário Catarinense [1/8] trouxe uma matéria que mostrava que um vereador da capital de Santa Catarina levara até a esquina das ruas Felipe Schmidt e Trajano uma polêmica mobilização. Ele buscava, nesta região de Florianópolis, ‘signatários pela aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) de autoria do falecido deputado federal Clodovil Hernandes’.

A proposta apresentada por Clodovil em vida pretendia – e pretende, pois, muitos são a favor desta PEC – diminuir de 513 para 250 o número de deputados federais. Em aproximadamente uma hora e meia, o vereador de Florianópolis reuniu cerca de 450 assinaturas. Antes que me perguntem por que não cito o nome do vereador, digo que não quero promovê-lo. Contudo, quero falar da ideia do Clodovil.

Pouco mudará

Agora que contei como cheguei ao assunto, preciso dizer apenas duas coisas. Primeiro: Clodovil Hernandes podia ser tudo (como disse acima), todavia, o que ele nunca foi é covarde. Ele sempre procurava dizer verdades – embora algumas vezes exagerasse. Não tinha medo de falar o que pensava. E muito menos, medo de querer melhorar o Brasil. Segundo: o que Clodovil propôs como deputado federal, antes de sua morte, deve sair do papel, mesmo porque se com 513 deputados o Brasil não tem educação de qualidade, segurança, como precisa e um sistema de saúde adequado, muita coisa não mudará se tivermos a metade de parlamentares na Câmara dos Deputados.

E você, é ou não a favor de diminuir o número de deputados federais?

******

Acadêmico de Jornalismo e locutor de rádio, Presidente Getúlio, SC

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem