Quarta-feira, 22 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº967

CADERNO DA CIDADANIA > FIM DE SEMANA, 3 E 4/02

Direto da Redação

06/02/2007 na edição 419

MÍDIA & RELIGIÃO
Eliakim Araújo

Se a moda pega!, 1/02/07

‘A coluna que publiquei no DR há quinze dias, com o título ‘Globo e Renascer: tudo a ver’, alcançou repercussão recorde a julgar pelo número de mensagens que entupiram minha caixa postal (aproveito para pedir desculpas aos leitores pela impossibilidade de respondê-las).

Evidentemente, predominaram mensagens dos fiéis que interpretaram meu texto como uma defesa da igreja, coisa que nem de leve passou pela minha cabeça. Até o transcreveram no site da Renascer, mesmo sem minha autorização. Mas na internet é assim mesmo. Copia-se tudo e cria-se muito pouco.

Mas o que quero destacar são as diferentes visões dos leitores sobre o mesmo assunto, onde prevalece o interesse de cada um. Os fãs da Renascer, por exemplo, tal qual torcedores de um time de futebol são fanáticos (como são chamados os torcedores em espanhol) pelos seus líderes. Dizem que estão com o casal e não abrem, para o que der e vier. E garantem que, seja qualquer for a punição que Sonia e Estevam venham a receber, eles continuarão fiéis à causa.

Um outro grupo de leitores se manifestou contra a Globo. Gente que, mesmo sem professar a fé religiosa pregada por Sonia e Estevam, afirmam que a emissora é parcial em seus noticiários. Essa opinião vem de pessoas nitidamente mais politizadas, mais velhas e bem informadas sobre o passado da emissora. Uma delas lembrou até que o ‘uso do cachimbo faz a boca torta’. Será?

Alguns poucos ficaram divididos entre achar que o colunista é parcial por criticar a Globo com frequência e, o mais preocupante, há os que admitem que a Globo é realmente parcial, mas neste caso ela é perdoada por estar prestando um serviço ao detonar a Renascer e outras seitas e religiões que proliferam no Brasil. São radicais, não se preocupam em tentar descobrir o que há por trás de cada notícia. Não pensam que, se hoje eles perdoam a Globo, amanhã a vítima poderá ser um deles. Ou eu, ou você leitor, quem sabe?

Aparentemente, a polêmica Telepastores versus Globo ainda vai dar muito pano pra manga, pois esta não se conforma com o impressionante crescimento das religiões chamadas ‘pentecostais’ no Brasil, como registrou pesquisa divulgada pela Folha do dia 29 último. Segundo a pesquisa, de um instituto americano, o Brasil é o campeão mundial com 24 milhões de fiéis. Para se ter uma idéia, os EUA, um país tradicionalmente protestante, não chegam a ter seis milhões.

No caso Renascer, por exemplo, só agora, no meio do imbroglio, o público tomou conhecimento da existência de uma ação indenizatória movida pelo casal Hernandez contra a revista Época, das Organizações Globo, por conta de uma reportagem publicada em maio de 2002, com o título ‘Caloteiros da Fé’. A revista já perdeu em duas instâncias e agora foi obrigada a depositar judicialmente o valor da condenação por ordem do STJ.

O fato deixou muita gente com a pulga atrás da orelha, se perguntando: será que é por isso que a Globo dedicou tanto tempo ao noticiário sobre o casal preso em Miami, por falsa declaração? E ainda sobre o processo: como é que dois juízes de diferentes instâncias condenaram a revista da Globo. Será que não leram direito as peças processuais? Ou de fato ficou caracterizada uma ofensa grave?

Ainda nesta quarta, o Ministro das Comunicações, Helio Costa, ex-funcionário por muitos anos e ainda ligado à emissora da família Marinho, revogou a concessão de uma retransmissora de TV da Igreja Renascer em Vila Velha (ES), que concedera na véspera, alegando que ‘como Ministro, tenho a obrigação de zelar pelo bem público; é papel do executivo regular as concessões de emissoras de TV no país e que pode revogá-las sem a necessidade de aprovação do Congresso Nacional’.

Se a moda pega, será que o Ministro vai ter peito de revogar outras concessões por irregularidades administrativas e falta de ética?

(*) Ancorou o primeiro canal internacional de notícias em língua portuguesa, a CBS Brasil. Foi âncora dos jornais da Globo, da Manchete e do SBT e noticiarista da Rádio JB. Tem uma empresa de assessoria em jornalismo e marketing.’

******************

Clique nos links abaixo para acessar os textos do final de semana selecionados para a seção Entre Aspas.

Folha de S. Paulo – 1

Folha de S. Paulo – 2

O Estado de S. Paulo – 1

O Estado de S. Paulo – 2

Terra Magazine

Veja

Comunique-se

Direto da Redação

Último Segundo

Blog do Reinaldo Azevedo

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem