Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº969

CADERNO DA CIDADANIA > ITU, SP

Diversidade de opiniões ameaçada

Por Celso René dos Santos em 13/03/2007 na edição 424

Para quem quiser saber, e doa a quem doer, existe uma cidade no interior de São Paulo, Itu, a terra dos exageros, na qual o Judiciário anda exagerando em suas atribuições, deixando a desejar muitas das interpretações das leis e da própria Constituição Federal. Existem juízes desfazendo sentenças de ‘colegas’, assim como existem promotores arquivando casos importantes sem sequer dar um motivo que possa dar sustentação para tais fatos.

A imprensa, ou a liberdade de imprensa na cidade de Itu, anda abalada há mais de dois anos, data em que o atual prefeito assumiu o poder e baixou um decreto: ‘Ou estão comigo ou serão punidos como inimigos’. Ora, o Brasil ainda vive momentos de coronelismo na imprensa do interior e, por mais denúncias que se façam ao chefe do executivo, este escapa e alega que é intocável.

Ameaças de morte

Não é diferente na Câmara Municipal, onde sempre teve a maioria. Hoje, a Câmara Municipal é uma extensão do Executivo e já não existe oposição nem transparência em nada, nesse atual governo. Cadê a liberdade? Após um seqüestro total dos meios de comunicação da cidade, a família do senhor prefeito não tem mais uma voz que possa bradar em prol da comunidade e, o que é pior, o povo anda amedrontado e não tem mais coragem de falar coisa alguma.

Está sendo cerceado o direito ao pensamento e à liberdade de expressão sob pena até de morte, pois não é pequeno o número de pessoas ameaçadas de morte quando discorda das atividades do prefeito. A saber, a Rádio Convenção, retirada de seus donos com mão de ferro, a TV 43 UHF, tomada com muitas ameaças de seus legítimos donos, e os jornais locais Cidade e Periscópio nada fazem sem consulta prévia ao prefeito.

Cadê a liberdade de imprensa pela qual tantos deram a vida? Será que estamos retrocedendo? E o Poder Judiciário está cego, como a Justiça? E o povo, ah!, esse nem sabe de fato o que se passa nos porões do Judiciário e do Executivo da cidade de Itu.

******

Jornalista, Itu, SP

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem