Sexta-feira, 21 de Setembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1005
Menu

CADERNO DA CIDADANIA > MÍDIA & MERCADO

Sites não otimizam publicidade

Por Nelson de Sá em 21/02/2012 na edição 682
Reproduzido da Folha de S.Paulo, 14/2/2012, título original “Sites não otimizam publicidade, diz pesquisa”

O Projeto para Excelência em Jornalismo, do instituto Pew, de Washington, divulgou estudo apontando que as maiores organizações de mídia nos EUA têm “pouco êxito” na transferência de publicidade das plataformas tradicionais para os seus sites. Afirma que, como a publicidade digital deve ultrapassar as demais em 2016 nos EUA, inclusive TV, segundo projeções da eMarketer e da Forrester Research, o quadro “põe em questão o futuro financeiro do jornalismo”.

O relatório dá como principal explicação que “os anúncios nos sites de informação tendem a não se basear no direcionamento aos interesses do usuário, estratégia considerada chave para o futuro do faturamento digital”. Com exceção de três dos 22 pesquisados (Yahoo! News, NYTimes.com e CNN.com), os sites não usam em escala significativa as ferramentas que personalizam os anúncios com base no comportamento do usuário. “Em contraste”, diz o estudo, “a publicidade altamente direcionada já é um componente-chave no modelo de negócios de operações como Google e Facebook.”

As três exceções citadas, o agregador de notícias do Yahoo! e os sites do jornal The New York Times e do canal de notícias CNN, direcionam mais de metade de sua publicidade. Os anúncios personalizados permitem cobrar mais, destaca o estudo. A partir da análise de 5.300 anúncios digitais, o Pew diz que a maioria tem formato “estático”, sem maior conteúdo animado e outras alternativas de diferenciação. Relata que a publicidade está padronizada, repetindo-se ao longo dos sites, sem conseguir reproduzir os anunciantes que as organizações apresentam em suas plataformas tradicionais.

***

[Nelson de Sá é jornalista]

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem