Segunda-feira, 20 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº966

CADERNO DA CIDADANIA > CENSURA

Egito, Tunísia e Turquia banem revista francesa

16/01/2007 na edição 416

Egito, Tunísia e Turquia proibiram a venda, em seus territórios, da mais recente edição da revista francesa Historia Thématique, que aborda assuntos históricos. A edição trata de fundamentalismo e traz como tema ‘As grandes religiões confrontam seus antigos demônios’.

As autoridades tunisinas anunciaram o boicote à revista em 10/1, afirmando que o faziam porque ela trazia uma imagem do profeta Maomé, o que é ‘formalmente proibido no Islã e poderia ofender os sentimentos religiosos dos tunisinos’. A imagem reproduzida pela Historia Thématique foi tirada de uma cópia ilustrada do Corão, datada de 1583, que se encontra no Museu de Artes Turcas e Islâmicas em Istambul.

A edição de janeiro da revista Historia, publicada pela mesma editora da Historia Thématique, continua a circular sem problemas nos três países – embora também traga a reprodução de uma imagem de Maomé, desta vez transformado parcialmente em animal, com penas e rabo de peixe.

A organização Repórteres Sem Fronteiras [12/1/07] condenou a proibição à revista. ‘A proibição de uma publicação pela única razão de que pode chocar as sensibilidades religiosas de algumas pessoas ou até da maioria da população é uma prática arcaica que pode apenas ser condenada vigorosamente’, afirmou a RSF.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem