Friday, 26 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Estação de rádio pró-Fatah atacada em Gaza

A estação de rádio al-Aamal, em Gaza, foi atacada pela segunda vez em quatro meses na sexta-feira (2/2/07), informa a organização Repórteres Sem Fronteiras. A rádio é operada pelo Sindicato dos Trabalhadores, organização ligada ao Fatah, partido do presidente da Autoridade Palestina Mahmoud Abbas.

‘Os recentes conflitos na Faixa de Gaza entre membros do Fatah e do Hamas já têm tornado o trabalho dos jornalistas da região bastante perigoso’, afirmou a organização em defesa da liberdade de imprensa. ‘Agora, os jornalistas são também vítimas de vandalismo direcionado a eles com o objetivo de silenciar veículos de mídia que apóiem uma ou outra facção. O presidente Abbas e o primeiro-ministro Ismail Haniyeh [ligado ao Hamas] não podem continuar a fechar os olhos para estas campanhas de vandalismo e intimidação’.

Este último ataque ao estúdio da al-Aamal no distrito de Abderrahamane foi liderado por membros das Brigadas Qassam, braço armado do Hamas, e por uma força de segurança também controlada pelo Hamas. A Repórteres Sem Fronteiras recebeu informações de que foguetes do tipo RPG foram lançados no prédio, forçando a estação a sair do ar. Homens armados invadiram então o estúdio, destruindo equipamentos e danificando uma antena. Nenhum jornalista ficou ferido. O atentado anterior havia sido em outubro de 2006, quando homens armados atiraram granadas na entrada do estúdio e saquearam os escritórios antes de fugir.