Quarta-feira, 20 de Setembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº958

CADERNO DA CIDADANIA > PEDOFILIA ONLINE

EUA em campanha por mais controle em redes sociais

28/08/2007 na edição 448

Procuradores-gerais de todos os 50 estados dos EUA se uniram para pressionar o MySpace, o Facebook e outras redes sociais online a disponibilizar ferramentas de controle e verificação de idade, para que menores não consigam acessar os serviços tão facilmente. O movimento é liderado por Richard Blumenthal e Roy Cooper, procuradores-gerais de Connecticut e da Carolina do Norte, respectivamente, onde novas leis estão em fase de aprovação para exigir mais controle das operadoras de redes sociais. ‘Os sítios dizem que querem cooperar, mas resistem a verificar a idade ou identidade dos usuários’, diz Blumenthal.

A popularidade das comunidades virtuais explodiu nos últimos anos. O MySpace, por exemplo, tem aproximadamente 115 milhões de usuários, e o Facebook, mais de 35 milhões. Internautas usam os sítios para entrar em contato com amigos e mantê-los atualizados sobre suas vidas. Até mesmo os políticos estão de olho em seu potencial, com diversos pré-candidatos à presidência americana usando-os como ferramenta de marketing e divulgação de campanha.

Abusos sexuais

Mas como nem tudo são flores, as redes online também são utilizadas por predadores sexuais, que se fingem de jovens inocentes para atrair vítimas. Em julho, David Leonard, de Connecticut, foi condenado a 20 anos de prisão por manter relações sexuais com uma menina menor de idade que conheceu no MySpace. A própria MySpace admitiu, recentemente, ter detectado 29 mil ofensores sexuais registrados em seu sítio.

A maioria de usuários do MySpace e do Facebook é composta por jovens a média de idade é de membros menores de 21 anos. De acordo com as regras atuais, a idade mínima para se tornar membro de sítios como o MySpace é 14 anos. Segundo Chris Kelly, gerente de privacidade do Facebook, o sítio exige que novos usuários tenham um endereço de e-mail válido para confirmar seu registro. Ele afirma também que já foram tomadas medidas para manter usuários adultos e menores de idade em sessões separadas. Além disso, o MySpace monitora, eventualmente, alguns membros para checar se há alguém com perfil de menor de 14 anos. Informações de Corey Boles [The Wall Street Journal, 22/8/07].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem