Terça-feira, 16 de Outubro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1008
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CADERNO DA CIDADANIA >

Fator crítico de sucesso empresarial

Por Maria Aparecida Bueno Ferreira em 01/07/2008 na edição 492

A comunicação interna empresarial é um dos temas mais importantes relacionados ao desenvolvimento corporativo, despertando, cada vez mais, estudos sobre métodos e objetivos.

É um processo complexo que está em voga nas discussões atuais, uma vez que a linguagem é, na modernidade, o principal diferencial entre os vários tipos de organização. De diversas perspectivas, não se pode ignorar como a comunicação facilita ou impede que as ações ocorram. Esse fato, que poderia ser óbvio, foi ignorado ao longo de muitos anos. A partir dos anos 1970 as investigações começaram a ser aprofundadas e só mais recentemente receberam a atenção merecida.

A qualidade da comunicação interna é um fator essencial para o sucesso das empresas diante de uma concorrência cada vez mais ágil e agressiva. Entretanto, de um lado, existe a necessidade de ser estudada a forma como essas empresas elaboram os comunicados internos a seus colaboradores; e de outro, a forma como estes comunicados são interpretados por eles.

Quando essa comunicação é realizada de modo competente, proporciona boas relações entre os funcionários e integra-os ao cotidiano de trabalho ao divulgar com transparência as decisões e objetivos da empresa. Também se pode tornar um diferencial competitivo nas relações com clientes e investidores.

Os diferenciais no sucesso

A comunicação assume cada vez mais importância global, compelindo o público interno da empresa a gerar e a repassar informações para os diversos setores com que a mesma se relaciona, a começar pela imprensa, depois pela comunidade, clientes, demais parceiros da cadeia produtiva e da própria organização, principalmente os colaboradores.

Foram criados vários instrumentos para favorecer a circulação das informações nas empresas. Dentre as ferramentas e modalidades que compõem a comunicação interna, podemos citar as publicações impressas (jornais, revistas, boletins), o jornal mural, a intranet, os newsletters eletrônicos, os vídeos institucionais e os folders.

Em síntese, um programa consistente de comunicação evita desvios de informação, cria uma cadeia de responsabilidades e capacita o colaborador como um multiplicador consciente das metas da empresa.

Conclui-se que o cuidado, a qualidade e os meios utilizados para a comunicação interna tornam-se diferenciais no sucesso de uma organização, levando-se em consideração uma concorrência mais acirrada em um universo cada vez mais globalizado.

Confiabilidade e rapidez

Para atingir as metas de uma boa comunicação, deve-se:

** Escolher o meio de comunicação mais adequado aos objetivos desejados (boletim interno, jornal interno, jornal mural, revista interna, internet, intranet…);

** As informações precisam ser claras e objetivas para não gerar interpretações diversas;

** Um programa de informações bem estruturado;

** Atualização constante dos profissionais responsáveis pela área de comunicação interna.

Hoje a comunicação interna é vista como uma ferramenta estratégica, sinônimo de processo de comunicação alicerçada no planejamento estratégico da organização.

Esse processo ágil resulta, dentre outras melhorias, em confiabilidade entre os colaboradores e líderes e informações rápidas na tomada de decisão.

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Graduada em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI, São Paulo, SP

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