Terça-feira, 26 de Setembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº959

CADERNO DA CIDADANIA > COPA 2006

Fifa impõe restrição a publicações online

13/10/2005 na edição 350

A decisão da Fifa de restringir o uso de imagens dos jogos da Copa do Mundo de 2006 na internet desagradou as publicações online, noticia Chris Tryhorn [The Guardian, 12/10/05]. Para impedir que a rede se torne uma concorrente direta das emissoras de televisão que adquiriram os direitos de transmitir o evento ao vivo, a Fifa proibiu a publicação de imagens digitais dos jogos até uma hora depois do apito final. Isto significa que sítios de jornais e outras publicações online não poderão mostrar fotos durante o jogo ou imediatamente após a partida, quando o interesse por elas atinge seu auge.


Além desta restrição, cada sítio pode divulgar apenas dez fotos de cada jogo – cinco imagens do primeiro tempo e cinco do segundo. Em caso de prorrogação e cobranças de pênaltis, o direito é estendido a mais duas fotos para cada meio tempo. As regras, no entanto, não afetam provedores de internet e empresas de telefonia celular que compraram os direitos de exibir as imagens.


‘Esta é uma severa restrição à liberdade dos editores para informar seus leitores’, disse Timothy Balding, diretor-geral da Associação Mundial de Jornais (WAN, sigla em inglês), sediada em Paris. A diretoria da WAN reuniu-se com membros da Fifa para discutir mudanças das regras anteriores, que estipulavam um atraso de duas horas; ganhou uma pequena concessão, mas alegou que a nova regra de uma hora é ainda muito restritiva. ‘Não vemos razões para nenhuma restrição de tempo. Não estamos nos opondo aos direitos de imagens da Fifa, pois a publicação imediata de fotos não afetará estes direitos’, declarou Balding. Ele completou que a Fifa não deve esquecer que os jornais prestaram uma contribuição histórica à popularidade e ao desenvolvimento do futebol em todo o mundo.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem