Friday, 19 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Folha de S. Paulo

CANSEI vs. PIAUÍ
José Eduardo Rondon e Simone Iglesias

Estudantes do Piauí fazem ato contra Philips; ‘Cansei’ critica o governo no Sul

‘No dia em que o presidente da Philips, Paulo Zottolo, disse ao governador Wellington Dias (PT) que deverá ir ao Piauí, estudantes quebraram dois aparelhos da marca durante manifestação em Teresina para protestar contra declarações do empresário. Anteontem, Zottolo, também uma das lideranças do ‘Cansei’, havia feito declarações negativas sobre o Estado.

Manifestações também ocorreram no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, mas feitas por cerca de 250 pessoas que aderiram ao ‘Cansei’ na capital gaúcha -entre elas familiares das vítimas do acidente com o Airbus-A320 da TAM- e tendo como foco o governo federal.

Em entrevista ao jornal ‘Valor Econômico’, Zottolo disse que ‘não se pode pensar que o país é um Piauí, no sentido de que tanto faz quanto tanto fez’. Depois pediu desculpas pela declaração.

Ontem, por telefone, Zottolo conversou com Dias e disse que deve ir ao Piauí, possivelmente no dia 28. O relato da conversa foi feito pela Secretaria de Comunicação do governo. A Philips, por meio de sua assessoria, confirmou a intenção do executivo.

Em uma praça em Teresina, cerca de 50 manifestantes protestaram contra as declarações de Zottolo. Uma TV e um receptor de sinal fabricados pela empresa foram destruídos. Nota de repúdio ao executivo foi distribuída. Um trecho do texto, assinado por entidades como UJS (União da Juventude Socialista), UNE e UBES, diz que foi ‘demonstração clara do preconceito que a elite paulistana tem contra nordestinos’.

Porto Alegre

No aeroporto, depois de fazerem um minuto de silêncio e cantarem os hinos do Brasil e do Rio Grande do Sul, manifestantes se revezaram em um microfone.

Após cinco pessoas do movimento se pronunciarem, uma mulher pegou o microfone e criticou o ‘Cansei’, chamando-o de ‘elitista’. Maria Auxiliadora Pinho de Carvalho, 49, industriária, foi vaiada e retirada do local.

Antes da confusão, manifestantes seguravam cartazes, em silêncio. Entre eles, Eliane Mello, 40, chef de cozinha, que perdeu o marido, Andrei François Mello, 42, na tragédia. ‘Ele foi assassinado’, disse. O corpo de seu marido é um dos cinco que ainda não foram identificados.’

TELEVISÃO
Daniel Castro

Primeiro programa de Markun será reprise

‘O primeiro programa totalmente gestado na TV Cultura sob o comando do jornalista Paulo Markun, que em junho assumiu a presidência da emissora pública paulista, será uma espécie de resumo do que foi ao ar na semana anterior.

O programa se chamará ‘Panorama’, nome de antiga revista cultural da própria Cultura, que acabou virando o ‘Metrópolis’. Deve estrear até o final de setembro e irá ao ar aos domingos, das 19h às 20h.

A Cultura define o novo ‘Panorama’ como revista eletrônica. Apresentado por Laila Dawa, irá reprisar trechos do ‘melhor da programação’ da semana, ‘incluindo jornalismo, musicais, debates, entrevistas, cultura e infantis’.

Pola Galé, coordenador dos núcleos de programação da Cultura, diz que o ‘Panorama’ será preenchido, por exemplo, por momentos do ‘Ensaio’, ‘Viola, Minha Viola’, ‘Roda Viva’ e ‘Provocações’. Eventualmente, haverá atualizações: alguém que tenha sido criticado pelo entrevistado do ‘Roda Viva’ poderá se defender.

‘A idéia é ampliar a oportunidade de acesso do telespectador, no domingo, ao que houve de melhor na semana e ele não viu por falta de tempo ou devido ao horário’, afirma Galé.

O ‘vale a pena ver de novo’ da Cultura também terá um ‘túnel do tempo’: o quadro ‘Retrovisor’ resgatará imagens de programas exibidos ao longo dos 38 anos da emissora.

ERGONOMIA William Bonner está afastado do ‘Jornal Nacional’ desde terça. Recupera-se, em casa, de uma crise de dores lombares. Deve voltar ao ar segunda.

DOWNLOAD Baixou uma Márcia Goldschmidt anteontem em ‘A Grande Família’. O personagem de Tonico Pereira virou-se para o de Marco Nanini e soltou o bordão da apresentadora: ‘Mexeu com você, mexeu comigo!’.

INFORMAL O ‘Jornal da Cultura’ ficará menos sisudo em breve. O enquadramento de câmera fechado no âncora será aposentado. Além disso, exigirá do novo apresentador mais do que um mero leitor de notícias. ‘Ele terá que dominar o que está acontecendo’, diz Pola Galé, coordenador de núcleos da Cultura.

PROFISSÃO 1 Quadro do ‘Fantástico’, o ‘Profissão Repórter’ terá três especiais até o final deste ano, que serão apresentados às quintas-feiras, no lugar do ‘Linha Direta’. Em 2006, a cúpula da Globo (que adora o quadro) testou o ‘Profissão Repórter’ como especial de fim de ano.

PROFISSÃO 2 O primeiro especial falará sobre profissões de risco e irá ao ar dia 30 de agosto. Os outros dois, ainda sem tema fechado, serão exibidos em outubro e em dezembro. O formato continua o mesmo: Caco Barcellos lidera equipe de jovens jornalistas que mostram vários aspectos de um mesmo assunto.

PROFISSÃO 3 Apesar disso, a Globo ainda não admite que o ‘Linha Direta’ esteja perto do fim.’

******************

Clique nos links abaixo para acessar os textos do final de semana selecionados para a seção Entre Aspas.

Folha de S. Paulo – 1

Folha de S. Paulo – 2

O Estado de S. Paulo – 1

O Estado de S. Paulo – 2

Veja

Agência Carta Maior

Comunique-se

Terra Magazine

Último Segundo