Segunda-feira, 24 de Setembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1005
Menu

CADERNO DA CIDADANIA > ERROS NA IMPRENSA

Hora de deixar a hipocrisia de lado

Por Ideval Pereira em 09/05/2006 na edição 337

Achei muito interessante o tema proposto para votação na urna eletrônica do Observatório, ‘Quem deve discutir a atuação da imprensa? Os políticos / Os jornalistas / A sociedade’ [Nota do OI: às 10h32h de segunda-feira, 8/5, 88% dos 1.497 votantes indicavam a sociedade].

Se a imprensa deve analisar a si mesma, então o aluno pode corrigir suas provas e dar sua nota, e o Congresso está mais do que certo em deixar em suas próprias mãos a avaliação de seu ‘pífio’ desempenho. A imprensa tem ganhado a cada dia uma força com a qual ainda não sabe lidar. A maioria tem medo da imprensa, menos os anônimos que, em sua grande maioria, estão livres da contaminação da desinformação proposital promovida hoje em dia e da contra-informação encomendada por quem pode pagar.

Repórteres, editores e um sem-fim de agregados à imprensa mostram ser os guardiões da verdade, mas o que se vê é um jogo por audiência onde se vende o que for preciso para vencer a concorrência.

Doa a quem doer

Generalizações à parte, em todos os lugares há gente boa e ruim, mal e bem-intencionada. O problema é que quando se detém a formação de opinião não se pode pensar em ficar impune. A lei da semeadura pode levar um tempo, mas quando se efetua… a colheita é farta, sempre obedecendo à espécie plantada. O que nossa imprensa tem plantado? Que país devemos esperar como colheita? Nossos filhos vão crescer no país que a mídia está ajudando a ‘construir’.

Será que se consegue ser imparcial a ponto de admitir o próprio erro? Por que não se dedica o mesmo espaço às correções? No caso do dono da escola que foi destroçado moralmente, por que não se faz um grande programa de recuperação da imagem dele? Ele é só um exemplo do egoísmo que cada um de nós cultiva com carinho para dar prosseguimento à lei da vantagem. É hora de deixar a hipocrisia de lado e falar a verdade, doa a quem doer.

******

Empreiteiro, Praia Grande, SP

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem