Friday, 19 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Jornais dos EUA pedem retirada das tropas

Diversos jornais americanos vêm criticando a guerra do Iraque em suas páginas editoriais, mas foram pouquíssimos os que chegaram, em algum momento, a pedir de fato a saída do Exército dos EUA do país. Segundo artigo da Editor and Publisher [6/5/07], isso parece estar mudando.

Em editorial no domingo (6/5) intitulado ‘Bring Them Home’ (Tragam eles para casa, tradução livre), o Los Angeles Times assumiu a mais forte posição entre a imprensa até agora. ‘Quanto mais adiarmos os planos do inevitável, pior deverá ser o resultado. Chegou a hora de sair’, afirmou o jornal. O diário ressalta que mais de US$ 350 bilhões já foram gastos, 3.363 soldados americanos foram mortos e 24.310, feridos em quatro anos de conflito, ‘deixando óbvio que a estabilidade política iraquiana não pode ser alcançada à sombra de uma ocupação estrangeira indefinida’.

Campanha

O LATimes não está sozinho. ‘Apesar de o presidente Bush parecer psicologicamente incapaz do ato, é hora de todos nos EUA reconhecerem o inevitável: a ocupação do Iraque é um erro completo. Não há como ganhar militarmente ou politicamente’, afirmou o Roanoke Times, da Virginia. ‘Mais gasto de sangue, vidas e dinheiro não trará nada aos EUA. E também não dará nada ao povo iraquiano, que com esta intervenção viu apenas caos e derramamento de sangue’.

O Pittsburgh Post-Gazette declarou que ‘tudo o que o Congresso precisa fazer é mostrar alguma coragem e enfrentar o presidente Bush’ e completou que nem mais um soldado deve perder sua vida em uma ‘guerra sem sentido’. Já o Sun of Baltimore afirmou que, ‘como o parlamento iraquiano planeja tirar férias em julho e agosto, o Congresso poderia sugerir ao presidente que os militares americanos façam o mesmo. Seria um começo, ao menos’.