Quarta-feira, 26 de Setembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1006
Menu

CADERNO DA CIDADANIA > MATO GROSSO DO SUL

Jornalista ferida em atentado

Por Repórteres sem Fronteiras em 09/09/2008 na edição 502

Repórteres sem Fronteiras tomou conhecimento com preocupação do atentado de que foi alvo, no dia 30 de agosto de 2008, em Japorã (Estado do Mato Grosso do Sul), Neiva Pinheiro Veiga, de 46 anos, diretora e colunista política do bi-semanário O Liberal.

‘Felizmente, a vida de Neiva Pinheiro Veiga não está em perigo. Expressamos todo o nosso apoio à redação de O Liberal, e em particular ao seu editor, Celso Maciel Veiga, esposo da vítima. Congratulamo-nos igualmente pela detenção rápida de um suspeito. No entanto, relembramos que o país entra numa fase de campanha para as próximas eleições municipais e tememos que a imprensa, e especialmente a local, fique sujeita a ameaças e intimidações em determinadas regiões. Assim, solicitamos aos governos dos estados e às autoridades federais a maior das vigilâncias. Por outro lado, esperamos que o móbil do atentado contra Neiva Pinheiro Veiga seja prontamente averiguado’, declarou Repórteres sem Fronteiras.

Foi durante a cobertura de um comício do prefeito de Japorã e candidato à reeleição, Rubens Freire Marinho, que Neiva Pinheiro Veiga foi ferida pelos estilhaços de uma bomba caseira lançada no meio da multidão, no fim de tarde do dia 30 de agosto. Uma criança, igualmente atingida, apresentava feridas ligeiras, enquanto que Neiva Veiga sofreu queimaduras nas pernas de primeiro e segundo grau. Testemunhas afirmaram terem visto um homem jogar o artefato. A polícia rapidamente localizou e deteve Júnior Rodrigues da Silva, de 27 anos, morador de Itaquiraí. O suspeito negou qualquer envolvimento no atentado.

O ataque contra Neiva Veiga poderia se dever a motivos políticos, já que a jornalista acabava de ser designada, no dia do atentado, presidente do Partido Democrático Trabalhista (PDT, centro-esquerda) na localidade de Mundo Novo, onde reside. Nos seus editoriais, Neiva Veiga também não poupa críticas aos políticos da região. [3 de setembro de 2008]

******

http://www.rsf.org

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem