Quinta-feira, 20 de Setembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1005
Menu

CADERNO DA CIDADANIA > VIETNÃ

Jornalistas punidos por defender colegas presos

27/08/2008 na edição 500

Quatro jornalistas vietnamitas perderam suas licenças de trabalho por escrever e editar informações supostamente falsas sobre um caso de corrupção e por defender colegas presos por conta da cobertura do caso, afirmou o governo do Vietnã no fim de semana (23/8). Segundo uma nota no sítio oficial, os profissionais de imprensa teriam publicado artigos sobre o caso PMU18 sem checar as informações.


O escândalo em questão remonta a 2005, quando a mídia denunciou um caso de corrupção na unidade de infra-estrutura PMU18 do Ministério dos Transportes, onde membros governamentais teriam desviado verbas para apostar em jogos de futebol. O caso levou à renúncia do ministro dos Transportes.


Repressão


Em maio deste ano, os jornalistas Nguyen Van Hai e Nguyen Viet Chien, que cobriram ativamente o escândalo, foram presos sob acusação de ‘abuso de poder’ e ‘informações falsas’. A imprensa local manifestou-se imediatamente; dois jornais que criticaram publicamente a detenção dos jornalistas chegaram a receber um alerta do governo para que ficassem quietos.


No início de agosto, quatro jornalistas destes mesmos dois jornais perderam, sem receber explicações, suas credenciais de imprensa. Apenas no último fim de semana o governo revelou os motivos, declarando que, em diversos artigos, eles ‘incitaram objeções a agências legais por investigar e prender os jornalistas Nguyen Viet Chien e Nguyen Van Hai’.


Grupos em defesa dos direitos humanos condenaram as ações de Hanói, afirmando que elas constituem uma séria violação à liberdade de imprensa. Michael Michalak, embaixador dos EUA no Vietnã, também se manifestou, lembrando o ‘efeito negativo’ em outros jornalistas do país. Informações da AFP [23/8/08].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem