Saturday, 20 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Justiça censura jornal pela terceira (e quarta) vez

‘A Justiça Eleitoral atendeu pedido da coligação União pelo Amapá, formada por PDT, PMDB, PP, PV, PSC e Prona, e que tem Waldez Góes e José Sarney como candidatos ao governo e ao Senado, respectivamente, e mandou retirar do site da Folha do Amapá a manchete do jornal que está nas bancas esta semana e a matéria ‘Declaração de bens na Justiça Eleitoral do Amapá revela – Sarney é sócio do Shopping Jaracati’, veiculada nas notícias diárias da Folha dia 20 de julho.


A coligação de Waldez e Sarney alegou que a Folha fez propaganda negativa contra o governador e o senador, candidatos à reeleição. A assessoria jurídica da Folha do Amapá entrou com defesa, mas a Justiça sequer fez menção e concedeu liminar à coligação União pelo Amapá. A decisão foi assinada pelo desembargador Luiz Carlos dos Santos.


A manchete ‘Asfalto de Mentira’ trata da parceria do governo e da prefeitura e do transtorno que as anunciadas obras de asfaltamento estão causando à população, por conta da morosidade das obras e a paralisação da maioria delas, iniciadas e não concluídas.


A matéria foi feita sobre depoimentos de moradores de vários bairros de Macapá, que se dizem revoltados com a situação. Todos os personagens da reportagem têm nome, profissão e o lugar onde moram citados, inclusive com suas fotos na edição. Suas declarações foram colocadas na íntegra e todos falam em transtorno, prejuízo e mentira. A matéria mostra fotografias das obras paradas, confirmando que não há asfalto.


A outra reportagem contestada pela coligação de Waldez Góes e José Sarney trata de uma matéria veiculada no Jornal Pequeno, que circula em São Luís do Maranhão, no dia 20 de julho. A Folha publicou a matéria em seu site no mesmo dia, dando, como manda a legislação de imprensa, crédito ao texto. Esta é a terceira vez em menos de três meses que a Folha do Amapá tem suas matérias censuradas e a Justiça manda retirar o site do ar, e em todas as vezes a pedido do partido do governador Waldez Góes.


***


Folha do Amapá censurada pela quarta vez


O TRE do Amapá, atendendo solicitação do senador José Sarney (PMDB-AP), mandou retirar do site da Folha do Amapá a matéria principal da edição de 28 de julho, cuja manchete era: ‘Sarney importa mão-de-obra do Maranhão para campanha no Amapá’.




‘Dez picapes e mais três carros pequenos compõem a frota trazida de pelo menos três estados pelo senador do PMDB. A coordenação de campanha contratou dez motoristas do Maranhão com salários acima de R$ 1 mil, hospedagem em hotel e alimentação até o encerramento da propaganda eleitoral. Os veículos foram alugados por uma distribuidora de medicamentos da terra natal de Sarney de nome Farmamil, empresa responsável pela campanha no Amapá.’