Segunda-feira, 21 de Maio de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº987
Menu

CADERNO DA CIDADANIA > QUINTA-FEIRA, 25/12

Lembo reclama de `censura´
a  Protógenes na TV Brasil

Por Luiz Antonio Magalhães (seleção de textos) em 26/12/2008 na edição 517


Leia abaixo os textos de quinta-feira selecionados para a seção Entre Aspas.


************


Folha de S. Paulo


Quinta-feira, 25 de dezembro de 2008


TV BRASIL SEM RODA VIVA


Delegado Protógenes fora do ar


Mônica Bergamo


‘A TV Brasil não transmitiu, na segunda-feira, o programa ‘Roda Viva’, da TV Cultura, como faz todas as semanas. No lugar da entrevista com o delegado Protógenes Queiroz, os espectadores de Brasília, do Rio e do Maranhão, entre outros Estados, viram um compacto com os melhores momentos do programa ‘atitude.com’ -como, por exemplo, um show de Maria Bethânia.


PERGUNTA


O ex-governador de SP Claudio Lembo acha que o episódio deve ser objeto de ‘uma indagação’ por parte do conselho da emissora, do qual faz parte.


RESPOSTA


Tereza Cruvinel, que comanda a TV, diz que a iniciativa de não transmitir a entrevista com Protógenes não foi ‘deliberada’, mas sim um equívoco da equipe que cuida da grade da emissora e que imaginou que a TV Cultura reprisaria programas antigos nessa época do ano. Ela já programou para exibir o ‘Roda Viva’ com o delegado no domingo, às 16 horas.’


 


 


TELEVISÃO


Leticia de Castro


‘Weeds’ troca subúrbio pelo México


‘O pequeno e pacato subúrbio californiano de Agrestic, que sintetiza com muito sarcasmo a hipocrisia e as idiossincrasias da sociedade americana, sai de cena na quarta temporada do seriado ‘Weeds’, que estréia no dia 5 de janeiro, às 23h30, no canal pago GNT.


Com o incêndio que destrói a cidade no final do terceiro ano, Nancy Botwin (Mary Louise Parker) -a anti-heroína da série, uma dona-de-casa que passa a vender maconha ao se ver à beira da falência com a morte do marido- parte com a família para uma cidade litorânea próxima à fronteira com o México. É lá que mora a bisavó de seus filhos e onde ela pretende reestruturar os negócios.


Depois de galgar uma bem-sucedida ‘carreira’ no mundo das drogas de Agrestic, onde começou como ‘aviãozinho’, passou a produtora e se assumiu como gângster, disputando mercado com outros traficantes da região, Nancy decide, nesta temporada, ir mais longe. Mais especificamente para o México, buscar drogas para vender nos EUA.


É justamente na fronteira mexicana, nas viagens em busca de maconha para traficar, que a ação da série passa a se concentrar. Novo cenário, novos personagens também.


Um deles chega para incrementar a galeria de tipos bizarros da família Botwin. É Lenny, vivido por Albert Brooks, o pai ranzinza de Judah, o marido morto de Nancy. Ele mora com a mãe moribunda e implica com a nora por, entre outros motivos, não ser judia. A família vai passar uma temporada hospedada com ele e sua mãe, em estado de coma.


No DVD


Nos EUA, este primeiro episódio garantiu ao canal pago Showtime sua maior audiência até hoje: foi visto por 1,3 milhão de telespectadores. A quarta temporada atraiu público 16% maior que a anterior.


Quem perdeu a terceira temporada na TV, pode correr atrás do prejuízo agora. A caixa com três DVDs já está nas locadoras e traz, além dos 15 episódios, extras com erros de gravação, comentários e curiosidades.


O material mostra a ascensão de Nancy no mercado da maconha e a perseguição dos traficantes locais à família Botwin.


O programa conta também com a participação de Mary Kate Olsen, no papel da ‘carola’ Tara, a namoradinha católica de Silas, filho de Nancy, que passa a contribuir com os negócios da família.’ 


************


O Estado de S. Paulo


Quinta-feira, 25 de dezembro de 2008


TELEVISÃO


Cristina Padiglione


Longe do original


‘Primeiro fruto da parceria da Record com a Televisa, a versão brasileira da novela A Feia Mais Bela terá sua escalação de elenco acertada em abril. A previsão é de que a trama entre no ar no máximo em julho, inaugurando o terceiro horário de novelas da emissora, há muito tempo anunciado.


No entanto, vale ressaltar que a adaptação da Record não será feita a partir do texto original Betty, La Fea, do autor colombiano Fernando Gaitán, que foi sucesso na Rede TV!. Nem mesmo terá origem no fenômeno Ugly Betty, da Disney – em cartaz por aqui no canal pago Sony e no SBT -, que tem produção de Salma Hayek e cujo formato está sendo oferecido ao mercado latino – no mesmo esquema de Donas de Casa Desesperadas, que a Rede TV! tentou emplacar no ano passado.


A Record fará a versão brasileira do texto mexicano já adaptado da história de Gaitán, que vendeu seu texto para diversos grupos televisivos pelo mundo.


Aliás, a Globo está tentando entrar no mercado de venda de formatos com atrações como o quadro Soletrando, do Caldeirão do Huck, e até o programa da Xuxa.


BBB9: 14 mil já pagam para ver


Para tentar dar uma guinada na venda de pay-per-view para o Big Brother Brasil 9, que começa em janeiro, na Globo, a Globosat colocou no ar os melhores momentos das edições anteriores do reality show. O especial está em cartaz há um mês e já atraiu 14 mil assinantes. Novamente, a Globosat vende o BBB com promoção para membros do Premiere Futebol Clube, o pay-per-view do Brasileirão (séries A e B), que teve recorde de venda neste ano: 630 mil assinaturas. A Globosat pretende aumentar esse número para 635 mil, em 2009.


Entre-linhas


Johnny Martins, diretor de Simple Life – Mudando de Vida, da Record, visitou a locação da próxima edição do reality, em suas férias, mas mantém o suspense. Só diz que a filmagem será no inverno, em uma praia do Nordeste pouco explorada.


Segundo ele, nesta edição Karina Bacchi e Carol Magalhães podem ter como desafio bancar uma casa, do aluguel à própria alimentação.


O Redação SporTV (9h30) e o Arena SporTV (14 h) de amanhã homenagearão os 50 anos da conquista do primeiro título mundial da seleção de futebol.’ 


************

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem