Terça-feira, 11 de Dezembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1016
Menu

CADERNO DA CIDADANIA >

Maior concurso de fotojornalismo anuncia vencedores de 2011

Por lgarcia em 10/02/2012 na edição 680

 

O World Press Photo, maior premiação de fotojornalismo do mundo, anunciou nesta sexta-feira, 10, os vencedores da edição de 2011. Ganhou o prêmio de foto do ano o fotógrafo espanhol Samuel Aranda, por uma imagem tirada em Sanaa, no Iêmen, em outubro passado. Um homem ferido é segurado por uma mulher, totalmente coberta, dentro de uma mesquita usada como hospital pelos manifestantes contra o regime do presidente Ali Abdullah Saleh. Aranda fazia uma pauta para o New York Times.

"É como se todos os eventos da Primavera Árabe resultassem neste momento único – em momentos como este”, afirmou a fotógrafa americana Nina Berman, membro do júri. “A foto é resultado de um momento muito humano, mas também nos lembra de algo importante, do papel crucial das mulheres nesta revolução. É fácil retratar a agressividade de situações como esta. Esta imagem mostra a ternura que pode existir no meio de toda a agressão. A violência ainda está ali, mas ela mostra outro lado”, completou outro membro, Manoocher Deghati, chefe de fotografia da AP para o Oriente Médio.

O fim de Kadafi

O júri fez uma menção especial a uma imagem de autor não identificado, tirada de um vídeo de 20 de outubro, que mostra o líder líbio Muammar Kadafi, ferido, sendo puxado para cima de um carro. A menção especial é considerada quando uma imagem teve papel essencial no jornalismo e não poderia ter sido feita por um fotógrafo profissional. “A foto captura um momento histórico, a imagem de um ditador e seu fim, que não teríamos visto se não fosse fotografado por um membro do público”, afirmou o presidente do júri, Aidan Sullivan, vice-presidente de fotografia da Getty Images.

Em sua 55ª edição, o concurso anual sediado em Amsterdã premiou 57 fotógrafos de 24 nacionalidades em nove categorias temáticas. Mais de 5.200 fotojornalistas de 124 países se inscreveram em 2011 com 101.254 imagens. As fotos premiadas podem ser vistas aqui. Samuel Aranda receberá seu prêmio – 10 mil euros e uma câmera e kit de lentes da Canon – em uma cerimônia na Holanda em 21 de abril. A exposição com todas as imagens vencedoras será inaugurada em Amsterdã um dia antes e depois rodará o mundo. 

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem