Sábado, 15 de Dezembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1017
Menu

CADERNO DA CIDADANIA >

Matrix Globo. Tudo a ver

Por Heitor Reis em 05/08/2008 na edição 497

Vou te mostrar, agora, tudo que a Rede Globo não quer que tu vejas. Tudo que a sofisticada, incontestável e insuperável técnica e estética televisiva tem por objetivo ideológico esconder do povo brasileiro, conforme minha definição do que seja o verdadeiro jornalismo, independente do curso superior e do diploma.

O verdadeiro jornalismo, o jornalista de fato e a mídia realmente livre divulgam, com a freqüência e ênfases adequadas, idéias, fatos, pessoas e organizações que os poderosos se esforçam para esconder, minimizar ou criminalizar. O resto é assessoria de imprensa, omissão, manipulação, enganação, entretenimento ou mero diletantismo filosófico.

O programa Criança Esperança busca doações para sustentar projetos sociais em parceria com a Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. É um organismo da Organização das Nações Unidas (ONU), entidade dominada e a serviço do maior país terrorista da face da Terra, os Estados Unidos da América (EUA), disposto a invadir qualquer país para furtar-lhe suas riquezas, mesmo ao custo da vida de dezenas de milhares de civis [ver aqui].

E a ONU ainda abençoa este genocídio e tenta se fazer passar por boazinha ajudando nossas criancinhas enquanto é responsável pelo assassinato de inúmeras outras pelo mundo afora.

Uma organização hipócrita

‘Invadir países para apoderar-se de seus recursos naturais é ilegal, segundo a Convenção de Genebra. Isto significa que a gigantesca tarefa de reconstruir a infra-estrutura do Iraque é responsabilidade financeira dos invasores. Em vez disso, o Iraque está obrigado a vender 75% de seu patrimônio nacional para pagar as contas de sua própria invasão e ocupação ilegais. Os capitalistas do desastre têm estado ocupados. A análise é da Naomi Klein’ [ver aqui].

A Rede Globo vem de uma sociedade ilegal com o grupo Time-Life e de uma sociedade imoral com a ditadura pseudo-militar de 1964.

‘É antes de mais nada um suporte de mídia nojento que visava apoiar, dar base, sustentação e consolidar a ditadura no Brasil, apoiada e supervisionada pela CIA, por exigência dos Estados Unidos, comandado por terroristas da CIA, como Vernon Walters e Joe Walach, sendo este último com emprego fixo na Globo, como ‘representante’ do grupo Time-Life’ [ver aqui].

Ao pedir ajuda para as coitadinhas das crianças brasileiras, a Globo não diz que ela, seus sócios nacionais e estadunidenses têm tudo a ver com a desgraça em que se encontram, com o consentimento efetivo da ONU. O que esta hipócrita organização terrorista internacional fez enquanto países latino-americanos, asiáticos e africanos são invadidos política ou belicamente pelos EUA? O que faz em relação ao Iraque? Mas, durante o programa, a Globo pedia paz.

Os marionetes militares

O reducionismo e a falta de profundidade das informações veiculadas durante o programa são encobertos por uma tecnologia de ponta voltada para manipulação dos telespectadores por parte da maior rede de emissoras do país. Líder do oligopólio declarado inconstitucional pelo documento maior da nação [ver aqui].

‘Recriando a realidade à sua maneira e de acordo com os seus interesses político-partidários, os órgãos de comunicação aprisionam os seus leitores nesse círculo de ferro da realidade irreal, e sobre ele exercem todo o seu poder. O Jornal Nacional faz plim-plim e milhões de brasileiros salivam no ato. A Folha de S.Paulo, o Estado de S. Paulo, o Jornal do Brasil, a Veja dizem alguma coisa e centenas de milhares de brasileiros abanam o rabo em sinal de assentimento e obediência.’ (Perseu Abramo).

Por que a Rede Globo não diz que as crianças carentes do Brasil existem porque 1% da população concentra a metade da riqueza nacional? Ou que 10% abocanham 3/4 desta riqueza? [ver aqui].

‘Horrorizai-vos porque queremos abolir a propriedade privada. Mas em vossa sociedade a propriedade privada está abolida para nove décimos de seus membros. E é precisamente porque não existe para estes nove décimos que ela existe para vós. Acusai-nos, portanto, de querer abolir uma forma de propriedade que só pode existir com a condição de privar de toda propriedade a imensa maioria da sociedade. Em resumo, acusai-nos de querer abolir vossa propriedade. De fato, é isso que queremos.’ (Manifesto do Partido Comunista – Karl Marx e Friedrich Engels).

Por que a Rede Globo não divulga que ela foi criada e financiada pela e para a ditadura pseudo-militar de 1964, enganando diariamente nosso povo, para que aceitasse seu salário ser reduzido drasticamente enquanto a riqueza nacional era transferida para os civis que puxavam as cordinhas dos marionetes militares e, atualmente, dos que os substituíram no governo?

Plutocracia e cleptocracia

Por que a Globo não assume que prometeram ‘crescer o bolo, para, depois, dividi-lo’, mas somente cumpriram a primeira parte? O retrato falado do assalto à riqueza do país está disponível no Dieese – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, mais facilmente percebida no gráfico 1, da página 4 [ver aqui].

Por que a Globo não mostra que, deste engano premeditado, surgiram as incontáveis criancinhas que continuarão sem esperança de vida digna, ao contrário de uma minoria que ela usa para mostrar sua ‘responsabilidade social’?

Por que a Globo não divulga o testemunho da viúva de Roberto Marinho que nos assegura que seu marido colocou, e depois retirou, Fernando Collor da presidência da República, coisa que certamente o PRG – Partido da Rede Globo continua fazendo, determinando os destinos da Nação ao seu bel-prazer.

Por que a Globo esconde o fato de não existir democracia alguma no Brasil e não divulga que vivemos sob uma ditadura do poder econômico, plutocracia (governo dos ricos) e cleptocracia (governo dos ladrões)?

E tem gente que cai no golpe

Por que a Globo esconde que…

** Não há democracia política.

** Não há democracia econômica.

** Não há democracia social.

** Não há democracia racial.

** Não há democracia de gênero.

** Não há democracia jurídica.

** Não há democracia educacional.

** Não há democracia midiática.

** Não há democracia habitacional.

** Não há democracia agrária.

** Não há democracia ambiental.

** Não há democracia em hipótese alguma!

** Não há democracia de fato!

Apenas de direito… ou de direita? De mentira, de ficção, de ilusão, de sonho, de formalidade, de fachada, para inglês ver, engalobação etc. Englobação.

Por que a Globo não informa que o sistema econômico capitalista engole o sistema político para assegurar sua voracidade pelo lucro a qualquer custo, utilizando o Estado para legalizar a expropriação do salário do trabalhador? Que o salário-mínimo deveria ser R$ 2.000,00 e que são furtados, mensalmente, R$ 1.600,00 de quem ganha esta quantia? E que daí nascem as criancinhas sem esperança?

Por que a Globo não tira sua máscara e assume que, se o Estado não fosse privatizado por ela e seus amigos haveria justiça social e a incomensurável riqueza brasileira permitiria que todos tivessem uma vida digna, e ninguém precisaria fazer doações para um programa desses?

Entendeste? A Rede Globo e seus parceiros implantam uma ditadura no país, ora aparentemente militar, ora civil, geram a miséria e depois pedem aos que eles exploram para contribuir no sentido de reduzi-la. E tem gente que ainda cai neste golpe…

Matrix Globo. Tudo a ver [ver aqui].

******

Engenheiro civil, militante do movimento pela democratização da comunicação e em defesa dos Direitos Humanos, membro do Conselho Consultor da Câmara Multidisciplinar de Qualidade de Vida (CMQV)

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem