Quinta-feira, 24 de Outubro de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1060
Menu

CADERNO DA CIDADANIA >

Mídia russa brinca com gafe americana

Por Leticia Nunes (edição), com Larriza Thurler em 10/03/2009 na edição 528

A mídia russa fez piada com a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, depois que ela cometeu uma gafe com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov. Hillary e Lavrov se encontraram em Genebra na semana passada com o objetivo de renovar os laços entre os dois países. Para mostrar que a intenção do governo Obama é começar a relação do zero, Hillary deu de presente ao ministro russo um botão vermelho escrito ‘reset’ – reinicializar, em inglês. O brinquedinho deveria ter também o termo em russo, ‘perezagruzka’, mas foi impressa a palavra levemente diferente ‘peregruzka’, que significa sobrecarregar.

O diário Kommersant estampou uma foto do botão vermelho em sua primeira página e declarou: ‘Sergei Lavrov e Hillary Clinton apertaram o botão errado’. Um correspondente da emissora NTV chamou a gafe de um ‘erro simbólico’, alegando que as relações entre EUA e Rússia se tornaram ‘sobrecarregadas’ nos últimos anos por desacordos sobre diversas questões, como a guerra na Geórgia. O sítio de notícias RBC afirmou que o ‘gesto amigável americano acabou virando um divertido incidente’. E completou, ‘ainda assim, este curioso episódio não impediu que Clinton e Lavrov apertassem o botão na frente das câmeras de TV’.

O vice-presidente americano, Joe Biden, foi quem parece ter criado a história do botão. Em fevereiro, em um discurso na Alemanha, ele afirmou que deveriam apertar o botão de reinicializar nas relações entre Moscou e Washington. Desde então, membros dos governos russo e americano já usaram o termo. Informações da AFP [7/3/09].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem